Este sábado (18) foi incomum, se comparado ao restante do ano, nas 50 Unidades Bá..." /> Este sábado (18) foi incomum, se comparado ao restante do ano, nas 50 Unidades Bá..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotas: Dia D de vacinação movimenta unidades de saúde

Este sábado (18) foi incomum, se comparado ao restante do ano, nas 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas e no Centro de Especialidades. Cedo pela manhã, todos já estavam de portas abertas a fim de receber crianças de 1 a 5 anos incompletos para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.

 

Além dos locais de referência para a população, a Secretaria de Saúde (SMS) disponibilizou equipes para cinco postos volantes, que atuaram em localidades específicas: Dunas, Laranjal, Pontal da Barra, no Parque do Sesi e na colônia. Na cidade, as unidades estiveram abertas das 8h às 17h e na zona rural, das 8h às 16h. 

 

 

 

No Centro de Especialidades, próximo das 10h, a procura pela vacina Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), já era 30% maior do que num dia normal de atividades, contou a enfermeira Viviane Gomes. Durante a semana são aplicadas até 200 vacinas por dia, mas no sábado, em apenas duas horas, um quarto dos atendimentos já havia sido feito, também com atualização das cadernetas atrasadas.

 

 “Está bastante movimentado, mas muitos pais ainda não estão totalmente conscientes da importância de vacinar”, ressaltou a enfermeira.

 

Para incentivar os pequenos, desenhos do Super-Homem e da Mulher Maravilha coloriram o local, e o apoio dos familiares foi essencial. “É rapidinho”, disse Robson da Rosa enquanto tranquilizava Joaquim, de 2 anos e 10 meses, com um abraço.

 

Neste ano, voluntários dos Rotary Clubs, Rotaract, Interact e Casa da Amizade também auxiliaram na realização da Campanha, com apoio logístico para entrega das doses aos postos e conscientização da população nos bairros; quem aproveitou para passear no Mercado Central pôde encontrar a mascote da ação: o boneco Zé Gotinha, que tirou foto com as crianças enquanto os voluntários conversavam com os adultos.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/saude/index.php?noticia=28094