O primeiro dia de trabalho (02/01/2017) da prefeita Paula Mascarenhas e do vice Idemar Barz iniciou-se cedo. Às 8h30min, ambos entraram, lado a lado, no prédio do Poder Executivo, para começar a administração 2017/2020, sobre a qual pairam grandes expectativas da população, principalmente dos mais de 112 mil pelotenses que lhes confiaram o voto e garantiram a vitória nas urnas, em primeiro turno.
Paula e Idemar, no percurso até o andar de cima do Paço Municipal, onde estão os gabinetes, cumprimentaram individualmente todos os servidores que encontraram no caminho, com alegria e otimismo.
Gabinete do vice
A prefeita conduziu Idemar Barz ao gabinete reservado para o vice, onde ela atuou durante quatro anos na gestão recém-encerrada. “O espaço é de frente para a praça”, disse, demonstrando alegria diante da vista da natureza e do vai e vem dos pedestres, que formam o conjunto do movimento e da vida da cidade.
Depois de mostrar a mobília do gabinete e da antessala, onde ficará a assessoria direta do vice-prefeito, e de desejar bom trabalho, Paula Mascarenhas foi ocupar o seu lugar.
Gabinete da prefeita
O gabinete é composto de três cômodos – uma antessala, onde ficam a assessoria e as pessoas enquanto aguardam atendimento; uma sala da Chefia de Gabinete e equipe: e a sala do administrador do Município. Paula, nas duas primeiras, cumprimentou todos e os orientou para que se sentissem à vontade, ao mesmo tempo em que desejou bom trabalho. Ao se sentar na cadeira de chefe do Executivo, a prefeita disse: “Estou me sentando nesta cadeira pela primeira vez. Não fiz isso antes da hora.”
Ferramenta
A prefeita conta, na sua sala, com uma nova ferramenta virtual. A Gestão de Projetos instalou o sistema Proges, através do qual é possível o acompanhamento de toda a movimentação e desempenho das unidades administrativas da prefeitura, bem como o envio e recebimento de mensagens. “O governo tem a sua frente o controle”, afirmou Paula.
Primeiras providências
A agenda da primeira manhã de Paula Mascarenhas prefeita trazia, além da visita a todos os setores do Paço Municipal, reunião com as secretarias de Planejamento e Gestão, Governo, Educação e Gestão Administrativa e Financeira. As duas primeiras são unidades administrativas novas, como a de Segurança Pública, mas geraram apenas um cargo de primeiro escalão.
“Vamos fazer uma revisão de objetivos estratégicos, a partir do mapa de projetos por eixos. Revisando-os, vamos apurar o que precisa ser incluído e o que deve ser mantido. Esta ação possibilitará trabalhar uma nova cartilha de projetos”, sinalizou.
À tarde, Paula reuniu-se novamente com a secretária de Governo, Clotilde Vitória, junto ao vice, ao Procurador-Geral do Município, Nadison Hax, e a um dos assessores especiais, Fábio Machado, para tratar do projeto de lei que cria as novas secretarias. Ele deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores para votação.
“A partir de amanhã, vamos chamar um a um dos secretários, para dizer o que esperamos deles e definir metas e prazos. Assim, acompanharemos o desempenho.”
Pessoal
Acionado o controle e rigidez com gastos públicos, o gabinete da prefeita funcionará enxuto quanto ao número de pessoas da equipe. Ao todo, seis – a chefe de Gabinete Kelli Schaefer, a diretora executiva Cristina Scherner, três assessoras e um estagiário.
A prefeita esteve providenciando contato com todas as secretarias, já que parte das equipes desligou-se, no fim do ano, em razão do vínculo de cargo de confiança. “Vou esclarecer que alguns serão chamados e isso é indispensável para manter o andamento de projetos. Mas, o número de CCs deverá sofrer redução, pois o ano será difícil financeiramente.”
Fonte: Prefeitura de Pelotas