A Prefeitura de Pelotas por meio da diretoria de Ações Inclusivas da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), desenvolveu no segundo semestre de 2016, mais uma edição do Pré-Enem nos Bairros: “Uma Janela para o Futuro”, um programa preparatório o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O Município foi pioneiro no Estado no projeto que é gratuito e que visa, entre outros objetivos, a inclusão social.
A estudante Dara dos Santos Lima, de 18 anos frequentou o Pré-Enem em 2015 e conseguiu a aprovação na universidade. Atualmente ela é estudante do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pelotas. “O Pré-Enem foi um grande auxílio na minha aprovação, agregou muito. As aulas voltadas pro Enem complementaram o que estávamos vendo no conteúdo escolar. Pra mim foi essencial na aprovação”, relata Dara.
De acordo com dados da diretoria de Ações Inclusivas da SJSS, desde 2013, mais de 260 alunos foram aprovados e ingressaram no ensino superior. Neste ano o projeto ofereceu, de forma gratuita, 400 vagas, para as quais tiveram 276 inscritos, para ter oficinas de redação, aulas interdisciplinares e simulados de preparação para a prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), que permite ao candidato concorrer a uma vaga à universidade. No ano passado, 85 pessoas que cursaram o Pré-Enem nos Bairros foram aprovadas e ingressaram em universidades públicas e, 62 usaram as provas para conclusão do ensino médio.
A escola contratada pelo Município para executar o projeto neste ano foi o curso Michigan. Cerca de 30 professores fazem parte do projeto, da monitoria das salas e do material distribuído aos alunos, cada aluno recebe duas apostilas, uma teórica e uma de exercícios. As aulas foram ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15min, até 28/10/2016, nas seguintes escolas: Bibiano de Almeida (Areal), Francisco Caruccio (Caic/Pestano), Franklin Olive Leite (Cohab Lindóia), Joaquim Assumpção (Centro), Marechal Rondon (Monte Bonito), Pelotense (Centro) e Silvia Mello (Fragata).
O programa:
O Pré-Enem nos Bairros é um programa anual que oferece vagas gratuitas em um curso preparatório para a prova do Enem, com aulas de segunda a sexta, no turno da noite e com aulas extras (aulões) em vários finais de semana.
O Enem 2016 está cancelado?
Não. A única decisão oficial sobre o Enem 2016 é o adiamento das provas apenas para os locais ocupados. O MEC divulgou nesta sexta-feira (4) a lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino (Enem). A nova lista tem a inclusão de 53 escolas, enquanto outras 10 que constavam na primeira lista foram retiradas. Agora, 240,3 mil participantes que tinham previsão de fazer as provas em 364 escolas ocupadas terão que fazer o teste em 3 e 4 de dezembro.
Para todos os demais candidatos, a decisão é que eles deverão realizar o Enem neste sábado (5) e domingo (6).
Em Pelotas não temos adiamento das provas, conforme a lista de locais de prova em que os inscritos terão o Enem adiado, por causa das ocupações, disponível no site do Inep: http://portal.inep.gov.br/.
Fonte: Prefeitura de Pelotas