Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Profissionais da Educação aprovam curso sobre trânsito

No final da manhã desta terça-feira (25/10/2016), no auditório da Escola Técnica Estadual João XXIII, encerrou-se o Curso de Aperfeiçoamento para Professores Multiplicadores da Educação para o Trânsito, promovido pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), para profissionais das redes pública e privada.

          “O curso qualificou-nos para promover a conscientização dos alunos sobre a educação para o trânsito”, comentou a orientadora educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Doutor Procópio Duval, do Lindoia, Fernanda Marques Costa. Ela também desenvolve atividades como professora de Artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Independência, no Sítio Floresta.

          Fernanda lembrou que os alunos, ao receberem orientações sobre um trânsito seguro, as repassam à família, atuando diretamente no efeito multiplicador. A professora aplicou métodos educativos com diálogos, oficinas e estórias em quadrinhos, para provocar reflexão sobre o tema.

          Para as auxiliares de Educação Infantil da Escola Lobo da Costa, do Pestano, Maricema Barbosa e Michele Moraes, “o curso de aperfeiçoamento foi extremamente válido, porque versou sobre um assunto que não é tratado rotineiramente em sala de aula, embora faça parte da vida na sociedade. Os alunos não tinham referências sobre o tema. Para eles, o trânsito era algo à parte, distante, pois outros conteúdos prevaleciam. No entanto, educação não é só o que faz parte das disciplinas escolares; ela vai mais longe e deve abranger a transversalidade”.

          Os profissionais da Educação apresentaram seus projetos e receberam certificados. Para o chefe do setor de Educação para o Trânsito da STT, Átila Amaro da Silveira, “resta o agradecimento aos participantes do curso, pois o desenvolvimento do trabalho de conscientização junto aos alunos transforma-os em fiscalizadores das ações dos adultos. Eles cobram o uso do cinto, a obediência às cores dos semáforos e à sinalização. O papel dos educadores é indispensável para que o projeto multiplicador continue”.

Fonte: Prefeitura de Pelotas