Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Novo sistema de transporte coletivo completa três meses

         Nesta terça-feira (1º/11/2016), o novo sistema do transporte coletivo urbano de Pelotas completa três meses. As mudanças implementadas no setor, a partir do processo de licitação inédito em Pelotas, promovido pela prefeitura, instituíram modernidade nos serviços e maior segurança e conforto para os usuários.

          Para Antônio Carlos Quadros, que usa diariamente as linhas interbairros, as alterações no sistema trouxeram grandes benefícios. “Os ônibus são novos e a gente percebe que passam por limpeza com frequência. A mudança trouxe também mais conforto, nem se compara”, afirmou.

          Para aqueles que reclamam do espaçamento de horários, Lucimara Garcia, moradora da Cohab-Fragata, diz que é uma questão de adaptação. “Se temos que usar habitualmente o transporte coletivo, devemos controlar o horário que ele chega na nossa parada. Assim, não perdemos tempo esperando fora de hora. Agora, o serviço está muito melhor; nossa linha era horrível. Notamos inclusive que os motoristas e cobradores são mais educados ao tratar conosco”, concluiu. Lucimara também destacou a limpeza e o conforto dos ônibus.

          Um dos maiores benefícios que o novo sistema trouxe aos usuários é a tarifa integrada. Quem precisa utilizar dois ônibus para chegar ao destino pode fazer os dois percursos pagando uma só passagem. Outra vantagem em vigor é o aplicativo CittaMobi, que pode ser acessado em computadores ou celulares, informando o tempo que falta para o ônibus chegar à parada desejada.

          Com a licitação, o Consórcio vencedor fica obrigado a manter a média de seis anos para os veículos – e nenhum pode ter mais que dez anos. Assim, foram adquiridos 110 novos ônibus zero quilômetro, todos com acessibilidade para cadeirantes. O transporte coletivo também passou a contar com GPS em todos os carros, câmeras internas de videomonitoramento e bilhetagem eletrônica com reconhecimento facial do usuário.

          Nos próximos dias, a prefeitura e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) divulgarão o relatório do movimento relativo aos três meses da mudança do sistema - número de passageiros transportados, uso de integração tarifária e outros.

          O Consórcio que conseguiu, por licitação, a concessão da operacionalidade do transporte público urbano de passageiros em Pelotas é integrado pelas empresas Santa Rosa, Santa Silvana, São Jorge, Santa Maria, Conquistadora e Laranjal.

Fonte: Prefeitura de Pelotas