Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
PODE APLAUDIR : Brasil cumpre missão na Série B

O Brasil não precisa esperar pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B para saber qual é o desfecho de sua campanha. Já estava assegurado na competição de 2017, mas tinha uma remota possibilidade de acesso à Série A. Esse sonho se desfez na terça-feira com a derrota de 3 a 1 para o Vila Nova em Goiás. Agora é só cumprir tabela nesta final de temporada, que vai fechar com 54 jogos oficiais: 14 pelo Gauchão, dois pela Copa do Brasil e 38 pelo Brasileiro.

Mesmo que vença suas três partidas restantes – Oeste e CRB no Bento Freitas; e Avaí, em Florianópolis -, o Brasil chegará a 58 pontos. Bahia, Vasco e Avaí já estão com 59 pontos, ocupando a segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente. Ou seja, fora do alcance do Xavante. Mas isso não é motivo para lamentação. O principal objetivo era o de se manter na Série B.

OBSERVAÇÕES – Agora o Brasil já pode projetar a próxima temporada, sabendo como será seu calendário: Primeira Liga e Gauchão nos primeiros quatro meses do ano; e o Brasileiro da Série B a partir de maio. O técnico Rogério Zimmermann admitiu, depois do jogo com o Vila Nova, a hipótese de fazer algumas observações na equipe nessas partidas finais. Uma delas pode ocorrer no jogo de sábado, contra o Oeste, porque Ramón está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Sem marcar gol há oito partidas, Felipe Garcia perdeu o posto de artilheiro da Série B. Ele foi superado por Bill, do Ceará, que chegou a 14 gols – um a mais do que o atacante do Brasil. Felipe estava no topo da tabela de goleadores desde o dia 2 de setembro.

OESTE ENFRENTA RISCO DE QUEDA

Se o Brasil entra tranquilo na partida de sábado, o mesmo não ocorre com o Oeste. O time paulista não se livrou ainda do risco de rebaixamento. A diferença é de apenas três pontos para o Joinville – primeiro time da zona de degola. A situação poderia ser bem pior se a equipe catarinense não tivesse sido tão incompetente na rodada de terça-feira. O JEC só empatou em casa com o Bragantino, mas desperdiçou duas cobranças de pênalti com Jael.

O Oeste pode ingressar pela primeira vez na zona de rebaixamento nesta edição da Série B no fim de semana, caso seja derrotado no Bento Freitas e o Joinville vença o Goiás, no Serra Dourada. Depois, na penúltima rodada, as duas equipes terão o confronto direto em Osasco.

O time treinado por Fernando Diniz (badalado técnico no futebol brasileiro, após o Paulistão, quando surpreendeu os “grandes” dirigindo o Audax) é líder de empates na Série B. O Oeste empatou 16 jogos. Quem mais se aproxima dessa marca é justamente o Joinville, com 13 empates.

Título

O Atlético/GO está de volta à primeira divisão. A vaga foi assegurada matematicamente na terça-feira com a vitória (a 19ª na competição) por 3 a 2, diante do Londrina, no Estádio do Café. O Dragão havia sido rebaixado em 2012. O retorno à elite do futebol nacional se deu com três rodadas de antecedência.

Com oito pontos de diferença para os concorrentes mais próximos, o time goianao está muito perto de coroar a grande campanha com o título da Série B. O grito de “É campeão!” poderá ser liberado no sábado, caso a equipe faça sua parte vencendo o Tupi no Estádio Pedro Ludovico, em Goiânia.

Acesso

O que parecia certo virou dúvida. O Vasco não consegue se acertar nesta reta final da Série B e a diferença para o quinto colocado, o Náutico, caiu para apenas dois pontos. Depois de perder para o Brasil, o time carioca só empatou com o Luverdense em casa.

Com 59 pontos, o Vasco está junto de Bahia e Avaí. Logo em seguida aparece o Náutico, com 57. O CRB ainda se permite sonhar com o acesso, somando 55 pontos. Essas cinco equipes disputam as três vagas restantes na primeira divisão de 2017. Mas tudo será drama daqui para frente – como foi a vitória do Bahia por 1 a 0 diante do Sampaio Correa (gol aos 47 minutos do segundo tempo).

Degola

Desde a primeira rodada, quando foi goleado em casa pelo Vasco por 4 a 0, o Sampaio Correa se manteve sempre na lanterna da Série B. Não teve nem chance de sair da zona de rebaixamento. A queda era prevista e foi consumada na terça-feira ao perder por 1 a 0 para o Bahia, em Salvador.

Já o Tupi pode ser rebaixado no sábado – caso perca o jogo para o líder e quase campeão Atlético, em Goiânia. O Bragantino também pode ser rebaixado na próxima rodada. Isso ocorre se perder o jogo para o Vasco e o Oeste vencer o Brasil em Pelotas. Quem ainda sonha com a “salvação” é o Joinville, que está a três pontos do Oeste e terá confronto direto com a equipe paulista na penúltima rodada em Osasco.

Fonte: Diário da Manhã