A Secretaria de Cultura da prefeitura de Pelotas liberou na tarde desta segunda-feira (31/10/16) a programação literária da 44ª Feira do livro de Pelotas. As atividades se estendem entre os dias 2 e 22 de novembro, no Centro Histórico do Município.
Casarão 2, Bibliotheca Pública, Casa de Cultura Las Vulvas, Largo Edmar Fetter e Praça Coronel Pedro Osório são os locais onde serão realizadas as oficinas e lançamentos literários durante os dias da feira.
A programação é a seguinte:
Mapa Nostálgico de Pelotas
Data: 2 a 13 de novembro
Hora: 14h às 21h
Local: Casarão 2
Resumo: Coleta de relatos entre os frequentadores da Feira do Livro que tenham vivido a infância em Pelotas (diversas faixas etárias) com o objetivo de mapear os lugares nostálgicos dos entrevistados e histórias de infância relacionadas a eles. Essa ação também contribuirá para que o público se sinta um sujeito ativo na história da cidade e da própria Feira.
Experiência Biblioteca: aproximações infraordinárias (Grupo Lugares-Livro)
Data: 6 a 11 de novembro
Hora: 13h às 21h
Local: Bibliotheca Pública Pelotense
Resumo: Através de ações artísticas de convívio direto com a Bibliotheca, (seus livros, documentos, funcionários, público, ritmos, clima e etc.), ao longo dos dias previstos, fomentar a prática desse espaço de leitura, memória e pesquisa.
Oficina Suporte a poesia mais do que escrita
Data: 9 e 15 de novembro
Hora: 14h às 17h
Local: Bibliotheca Pública Pelotense
Resumo: Atividades dispostas em dois encontros de três horas, nos quais os participantes terão experiências de criação poética em que a contemplação, a reflexão e a expressão de sua “liberdade de linguagem” estarão colocadas em relação com os mais diversos suportes de voz (escrita, falada, cantada, gesticulada, projetada, silenciada, etc.).
Oficina de Criação em Videopoesia
Data: 9, 10 e 11 de novembro
Hora: 14h às 17h
Local: Bibliotheca Pública Pelotense
Resumo: Experimentação teórica e prática de uma forma midiática do fazer literário; já que à literatura sempre foi intrínseca a capacidade de adaptação formal aos meios nos quais circula, passando dos manuscritos à tipografia, (di)fundindo-se nos folhetins literários do jornal impresso e hoje sendo reproduzida na internet com particularidades atualizantes, tanto em sua forma, quanto na matéria de sua criação.
Lançamento dos Livros Feministas: Xoxota de Pelotas, de autoria coletiva; Livro de Colorir Como é Bom ser Lésbica, de autoria da Camila Cuqui.
Oficina de Zines Feministas
Data: 10 e 11 de novembro
Hora: 19h
Local: Casa Cultural Las Vulvas - Rua Padre Anchieta 949
Resumo: Oficina de Zines Feministas, em parceria entre o PET Artes Visuais e o núcleo de quadrinhos da UFPel, com o objetivo principal de colocar em circulação trabalhos de mulheres que acabam se perdendo em gavetas e diários. O Lançamento dos livros contará com a presença e uma roda de conversa com as autoras.
Cartas de Amor
Data: 12 de novembro
Hora: 18h30
Local: Largo Edmar Fetter
Resumo: Têm a finalidade de fazer o público escrever cartas para pessoas queridas, expressando de maneira física, a partir do suporte papel, grafando de próprio punho ou feitas poeticamente pela artista, seus sentimentos, emoções, tristezas, mágoas e alegrias, podendo as mesmas ser enviadas via correio, fixadas em mural ou entregues pessoalmente.
Piquenique ao Luar #10 - Especial 44ª Feira do Livro de Pelotas
Troca-Troca de Livros | Varal Iluminado de Poesias | Verso da Sorte
| Sarau da Lua | Pescaria de Poesia
Data: 14 de novembro
Hora: 20h às 0h
Local: Praça Coronel Pedro Osório (Explanada dos Artistas, em frente ao Theatro Sete de Abril)
Resumo: Celebração à chegada da lua cheia, aos encontros noturnos, à comilança coletiva. Em sua 10ª edição, o evento une a proposta original ao ambiente literário, dando destaque ao gênero poesia, contemplando diversas atividades durante o evento.
Oficina de escrita criativa: memórias, cartas e diários
Data: 18 de novembro
Hora: 15h às 18h
Local: Bibliotheca Pública Pelotense
Resumo: Com o objetivo de promover discussão sobre escritas íntimas a partir de textos literários e estimular a escrita criativa por meio da produção de cartas e diários. Contando com Roda de conversa sobre escrita criativa, memória e processos de autoria e Exposição dialogada sobre memória e Escritas do eu.
Fonte: Prefeitura de Pelotas