Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Ações na sinalização viária garantem mais segurança em Pelotas

          Muitas melhorias já podem ser observadas em relação à sinalização e organização do trânsito em Pelotas. O investimento da prefeitura nesta área é de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão anuais, em pinturas de sinalização horizontal, placas, novas mini-rotatórias e semáforos.

          Esta semana, foi realizada a revitalização em duas grandes avenidas: Ferreira Viana e Adolfo Fetter – utilizadas como rotas de acesso até a Praia do Laranjal. Em ambas as vias, foram refeitas as pinturas nas bordas da pista e na ciclovia. Na próxima semana, começa a colocação de tachinhas refletivas, no eixo e nas bordas da pista, na avenida Adolfo Fetter, da avenida José Maria da Fontoura até a avenida Amazonas, no Balneário dos Prazeres.

          É utilizado, além da pintura tradicional, que é feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), o serviço terceirizado para pintura de faixa de segurança e de sinalização de eixo de pista em termoplástico. A tinta, que é aplicada quente, a uma temperatura de 220 graus, cria uma película depois de seca, o que oferece uma durabilidade de, pelo menos, dois anos. “Além da durabilidade, é um tipo de pintura que proporciona uma maior visibilidade”, afirma o diretor da STT, Flavio Alam. 

          O método vem sendo utilizado na frente das escolas e em locais onde a necessidade da repintura é mais constante. Este ano, já foram feitas 60 faixas em termoplástico. Mais 60 devem ser implementadas, gradualmente, nos próximos anos. A revitalização da sinalização foi realizada em vários pontos do Município, como na avenida Cristovão José dos Santos, na Cohab Tablada; nas ruas Carmem Miranda, Santos Dumont, Almirante Barroso, Marcílio Dias, Padre Anchieta e Andrades Neves.

          Mini-rotatórias

          Para colaborar com a organização do trânsito, também foram implantadas mini-rotatórias na cidade, que têm a vantagem de tirar a preferencial de todas as vias, dando a preferência para os motoristas que acessam, primeiramente, a rotatória. “Com isso, diminui-se o número de acidentes. A maior causa das ocorrências é a alta velocidade dos veículos, que, neste caso, precisa ser reduzida em função das rotatórias”, aponta Alam. As intervenções foram realizadas nos seguintes locais: 

- Gonçalves Chaves com Gomes Carneiro

- Almirante Barroso com Gomes Carneiro

- Athaualpa Dias com Carmem Miranda

- Santa Clara com São Paulo

- Rafael Pinto Bandeira com Armando Fagundes

- Theodoro Muller com Pinheiro Machado

- Theodoro Muller com Carlos Gotuzzo Giacoboni

- Caetano Gotuzzo com Rodrigues Alves

          Placas de trânsito

          A prefeitura também investe em tecnologia. Hoje, as placas refletivas são confeccionadas na STT e são feitas através de plotagem (processo que possui uma alta precisão) e, depois disso, adesivadas diretamente nos pontos. Diariamente, são substituídas placas com problemas e repostas outras. O furto de placas também é uma constante, sendo que a de “PARE” aparece no topo da lista das perdas, o que obriga a Secretaria a repor, periodicamente, o objeto em vários locais.

          Esta semana, foram trocadas todas as placas da avenida Dom Joaquim e da rua Ventura Leite, no Dunas, que recebe pavimentação. As placas estão sendo colocadas nas ruas transversais.

          Novo padrão

          A prefeitura adota o padrão da pintura termoplástica em todas as vias que recebem requalificação, como as avenidas Duque de Caxias, Salgado Filho, Assis Brasil e Bento Gonçalves.

Fonte: Prefeitura de Pelotas