Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
175 ANOS : Polícia Civil entrega medalhas de reconhecimento

A Polícia Civil realizou, na tarde de ontem, a cerimônia de entrega das Medalhas Plínio Brasil Milano 20 e 30 Anos de Serviço Policial, Mérito Policial Póstumo, Mérito Policial Por Bravura e Homenagem de Tempo de Serviço aos Servidores Recentemente Aposentados. O evento, que é alusivo ao aniversário de 175 anos da Polícia Civil Gaúcha, ocorreu no Auditório Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia.

Na oportunidade, o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, outorgou as medalhas Plínio Brasil Milano aos servidores com 20 e 30 anos de serviço policial, além da Medalha do Mérito Policial em homenagem aos policiais falecidos em serviço desde o ano de 2012, e Medalha do Mérito Policial Por Bravura aos policiais da 24ª Delegacia de Polícia Regional/Soledade (24ªDPRI) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que atuaram na Operação Mormaço em 2016.

A concessão destas medalhas está prevista no Decreto 30.820 de 06 de setembro de 1982. O Chefe de Polícia também entregou aos policiais que se aposentaram a partir de novembro de 2015 o Diploma de Tempo de Serviço, como forma de homenagem aos relevantes serviços prestados à instituição Polícia Civil. Esta homenagem está prevista na Portaria nº265 de 2014 da Chefia de Polícia.

A concessão da Medalha Plínio Brasil Milano é destinada a premiar os policiais que, por decisão fundamentada do Conselho Superior de Polícia, tiveram implementadas as seguintes condições: possuir efetivo exercício de suas funções durante o período de 20 e 30 anos e não tiver cometido qualquer ato ou prática que possa ser considerada como incompatível com a função. A Medalha Plínio Brasil Milano, que homenageia os servidores da Polícia Civil, tem como modelo de policial o Patrono da Polícia Civil Gaúcha, Delegado de Polícia Plínio Brasil Milano.

As concessões do Mérito Policial Póstumo e Por Bravura foram igualmente reconhecidas por decisão do Conselho Superior de Polícia, propostas pelo Departamento de Administração Policial e homologadas pelo Conselho Superior de Polícia. A Medalha do Mérito Policial é destinada a policiais que tenham se destacado por ato de bravura ou em caso de morte ou ferimento em objeto de serviço. Para tanto, considera-se ato de bravura a conduta do servidor que, no desempenho de suas atribuições e para a preservação da vida de outrem, coloque em risco incomum a sua própria vida, demonstrando coragem, audácia e a presença de qualidades morais extraordinárias.

Já os servidores policiais aposentados foram homenageados recebendo Certificados de Tempo de Serviço, como reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados à Polícia Civil e à sociedade gaúcha. Participaram da solenidade o Subchefe de Polícia, delegado Leonel Fagundes Carivali, diretores de departamentos, representantes de associações e entidades de classe, além de demais autoridades, delegados, agentes e familiares dos homenageados.

Fonte: Diário da Manhã