Qualquer pessoa partir dos 6 meses pode tomar a dose que protege das complicaç&o..." /> Qualquer pessoa partir dos 6 meses pode tomar a dose que protege das complicaç&o..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
VACINA CONTRA A GRIPE É LIBERADA PARA TODAS AS IDADES EM PELOTAS

Qualquer pessoa partir dos 6 meses pode tomar a dose que protege das complicações da gripe, enquanto durarem os estoques

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (Vigiep) da Secretaria de Saúde (SMS) avisa que, a partir desta segunda-feira (25), as doses da vacina contra a Influenza que sobraram estarão disponíveis para todas as faixas etárias (a partir dos 6 meses de idade), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades, até o término dos estoques. A decisão foi tomada devido às sobras de doses, uma vez que a Campanha Nacional terminou oficialmente na última sexta-feira (22) e, em Pelotas, a procura pelos grupos considerados de risco, que teriam prioridade para se vacinar, ficou abaixo de 70% do total estimado.

Até a sexta-feira, 22 de junho — se mantiveram baixas as procuras pela vacina de crianças (46,62%), gestantes (48,50%) e professores (56,68%). Como a cobertura vacinal estava menor do que o esperado, desde o dia 11 de junho a oferta da vacina passou a ser disponibilizada também às crianças de 5 a 9 anos e aos adultos de 50 a 59 anos.

      Os dados referentes ao período de 23 de abril a 22 de junho apontam que foram aplicadas 85.633 doses da vacina, sendo 64.958 destas aos integrantes dos grupos prioritários — o que representa 68,94% do total estimado. Nesses grupos, a maior procura pela dose foi por parte das puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), representando 78,48% da população estimada. Em segundo lugar, ficaram os idosos (76,97%) e, em terceiro, os trabalhadores da área da saúde (73,84%).

      O Vigiep destaca que as equipes continuam atendendo os agendamentos de idosos com dificuldade de se deslocar à UBS.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/vacina-contra-a-gripe-e-liberada-para-todas-as-idades-em-pelotas/