Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Unidade móvel coleta doação de sangue na frente da UCPel

          Uma unidade móvel do Hemocentro do Estado (HemoRGS) passou a tarde desta terça-feira (28) estacionado na frente da principal entrada do campus I da UCPel, na rua Gonçalves Chaves, colhendo doações de sangue. A ação visa repor o estoque do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel), que abastece o Hospital Universitário São Francisco de Paula, o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), a Beneficência Portuguesa e outros 13 municípios da região. “Este período de férias, de janeiro a março, é o mais difícil para o HemoPel, o banco de sangue fica escasso, faltam todos os tipos há meses”, relata a enfermeira Aline Machado Feijó.

          Antes de começarem as coletas, três jovens, colegas de trabalho, aguardavam a sua vez. Para Karine da Cunha Duarte, estudante de Letras, de 19 anos, seria a primeira vez. “Sei que meu sangue, O negativo, é um tipo raro e essa é a oportunidade de começar a ajudar”, disse a estudante de Letras, de 19 anos. Para Lucas Blank, de 22 anos, também seria a primeira vez. “Mas se a unidade móvel viesse mais seguido, doaria mais”, adianta. Bruno Centurião, de 26 anos, completava o trio de colegas de trabalho. Para ele seria a quarta vez, mas concorda com Lucas: “Com certeza, se o ônibus viesse a cada três meses, eu doaria outras vezes. A gente vive na correria, gostaria de doar mais, mas acaba não tendo tempo. Assim fica bem mais cômodo”.

                   A UCPel é, desde 2013, uma das empresas “amiga do HemoPel”, que fazem campanhas e às vezes organizam grupos de funcionários doadores e os levam até o Hemocentro de Pelotas. Duas vezes por mês, o HemoPel também faz coletas externas em outros municípios (Dom Pedrito, Bagé, Jaguarão, Piratini, Pinheiro Machado, Piratini, etc.) e, às vezes, durante a semana.

         Esta foi a primeira ação da unidade móvel deste ano. No dia 19 de abril, ela estará na frente da Uvel Unisul Veículos, na avenida Fernando Osório, 1.373.  

          O HemoPel funciona na avenida Bento Gonçalves, 4.569, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, e no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 13h (este sábado, dia 1º/4, estará aberto). 

          Para doar, a pessoa deve estar com um bom estado de saúde, pesar no mínimo 50kg e ter dormido no mínimo seis horas. A pessoa não deve estar de jejum, mas a coleta deve ser feita uma hora após lanches leves ou duas horas após o almoço (o doador não deve comer nada muito pesado ou gorduroso). Todo o processo, desde o cadastramento, coleta de sangue e lanche, leva de 30 a 40 minutos.

         Mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano, e homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano.

Fonte: Prefeitura de Pelotas