Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Sorrindo na Escola: programa de saúde bucal agora é Lei

         O programa Sorrindo na Escola, criado há dois anos e executado via parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed), acaba de ganhar caráter definitivo. Na manhã desta sexta-feira (9/12/16), no Salão Nobre da prefeitura, a prefeita em exercício Paula Mascarenhas assinou a Lei 6.395, de 8 de dezembro de 2016, que institui a política pública de ações educativas e preventivas quanto à saúde bucal. O projeto é promovido junto aos alunos do Pré B ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

          “Agora, virou Lei. Não há mais riscos que deixe de existir”, afirmou Paula, satisfeita em assegurar mais esta política pública de saúde bucal. Voltando-se às seis crianças presentes, disse que “cuidar dos dentes é importantíssimo. Antigamente, não eram dadas tantas informações e as pessoas sofriam com as cáries. Aprender a escovar e a usar o fio dental são ações que evitam problemas”, recomendou.

          A coordenadora do programa, Gilda Amaral, informa que o Saúde na Escola atinge as 88 escolas municipais. “Isso significa que cerca de dez mil alunos têm acesso à educação nesta área. O programa é continuado – as instituições de ensino recebem mais de duas visitas da equipe por ano. Além das atividades educacionais, com recursos lúdicos, as crianças ganham kits com escova e creme dental.”

             O projeto

          O objetivo da educação em saúde bucal é que as crianças tornem-se autônomas no controle da sua própria saúde. O carro-chefe é a escovação supervisionada direta – treino para que depois a ação fique por conta de cada aluno. O programa Sorrindo na Escola conta com uma dentista e duas auxiliares em saúde bucal. “Fico feliz que programas importantes como este se consolidem e deem resultados”, afirmou a prefeita ao agradecer as equipes da SMS e da Smed pela colaboração.

             O ato de assinatura da Lei contou com a presença de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luciana de Araújo, do secretário da Smed, José Francisco Conceição; da secretária executiva da SMS, Ana Costa; e de servidores colaboradores.

Fonte: Prefeitura de Pelotas