A primeira vacina no mundo contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e f..." /> A primeira vacina no mundo contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e f..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Primeira vacina no mundo contra o transmissor da dengue

A primeira vacina no mundo contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela está sendo desenvolvida no Brasil, segundo pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) .

 

Ela induz a produção de anticorpos que interferem no ciclo vital do mosquito, danificando seus sistema reprodutivo e até mesmo levando-o a morte. A vacina não protege contra as doenças, mas promete eliminar o vetor.

 

“O indivíduo imunizado funciona como um ‘veneno’, afetando o organismo do Aedes aegypti, diminuindo gradativamente sua população e reduzindo a incidência das doenças transmitidas por ele. O estudo demonstrou que é possível reduzir até 60% dos mosquitos a cada geração”, disse o professor Rodolfo Giunchetti, coordenador da pesquisa.

 

A vacina conquistou sua primeira patente no início deste ano. Outras quatro estão sendo analisadas pela universidade. Pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), do Instituto Butantan e da Fiocruz também participam do estudo.

 

Depois de quatro anos de pesquisa, ela está pronta para a fase de testes em macacos. Porém, não há verba.

 

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/14121/Primeira-vacina-no-mundo-contra-o-transmissor-da-dengue