Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Prefeita pretende implantar coordenadores nas unidades de saúde

          A prefeitura de Pelotas pretende implantar um coordenador em cada unidade de saúde do Município – seja Unidade Básica (UBSs) ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Para agir como um canal de comunicação entre a Secretaria de Saúde (SMS) e a comunidade, e ajudar na fiscalização e a melhorar o atendimento e as condições de trabalho nas unidades, os coordenadores passariam a receber um adicional no salário, na forma de Função Gratificada (FG). O tema foi abordado em reunião da prefeita Paula Mascarenhas, representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a secretária de Saúde, Ana Costa.

          O Projeto de Lei (PL) tinha sido feito na gestão do prefeito Eduardo Leite, no ano passado. “Podem contar comigo. Concordo plenamente e vou dar sequência a isso. Vou avaliar o PL e, se estiver tudo bem, encaminho à Câmara”, adiantou Paula.

          Durante a reunião, também foi considerada a possibilidade de ser realizado um treinamento com os gerentes distritais das UBSs, a fim de melhorar seu rendimento, e discutidas algumas ideias referentes à 13ª Conferência Municipal de Saúde, bianual, que começará no dia 2 de junho.

          A última Conferência, em 2015, foi preparatória para as edições estadual e nacional – propostas locais foram encaminhadas ao Plano Nacional. “O diferencial desta edição é que ela será totalmente local, direcionada à gestão de saúde de Pelotas. Vamos elencar prioridades e as diretrizes para a construção do Plano Municipal Plurianual de Saúde 2018-2021”, explicou Jacqueline Dutra.

          “Essas discussões são necessárias, mas precisam ser objetivas e produtivas. Elas têm que nos levar a algum lugar, que ter um efeito na realidade… Resultados concretos na vida das pessoas”, ponderou a prefeita. O presidente do Conselho, Jaime Fonseca, disse que, justamente para que não se repitam assuntos desnecessariamente, nesta Conferência serão apresentadas as propostas que saíram de Conferências anteriores e foram implementadas. “Vamos informar os avanços e descartar pautas vencidas, para não desperdiçar tempo”, explicou. 

          Um dos assuntos que será abordado na abertura da 13ª Conferência é a proposta de criação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS. 

Fonte: Prefeitura de Pelotas