Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Mães de crianças com Síndrome de Down pedem apoio da prefeitura

            Um grupo de mães de crianças portadoras de Síndrome de Down, as Super Mães 21, procurou a prefeita Paula Mascarenhas para pedir apoio aos eventos que estão organizando para a IV Semana da Síndrome de Down de Pelotas, que começa em 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, e se estende até 29 de março. Elas estão prestes a criar a Associação de Pais e Amigos do Down de Pelotas (Apadpel), que busca defender os direitos e interesses dos portadores da síndrome, e esperam conseguir criar um Centro Especializado para eles. “Vocês têm o meu apoio, o meu entusiasmo. A prefeitura vai ajudar no que for possível”, afirmou Paula, que recebeu as mães em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (1º).

          A prefeita foi convidada a participar da Caminhada Down, promovida pelas Super Mães 21 e projeto Novos Caminhos da Faculdade de Educação (FAE) da UFPel), no dia 21 de março, e da abertura do evento, no dia 29, que contará com palestra sobre a Síndrome de Down, entre os palestrantes estão o médico Gilberto Garcias e o escritor e cineasta Alex Duarte, autor do livro “Cromossomo 21” e diretor do filme baseado no livro.

          O Grupo Super Mães 21 informa que a Associação será criada sobretudo para buscar um tratamento de melhor qualidade aos downs, para ajudar a sociedade a conhecer melhor a realidade dessas pessoas e também para oferecer apoio às famílias que estão recebendo, pela primeira vez, uma criança com a síndrome. ‘É um momento muito difícil e o médico, em geral, não está preparado para ajudar a família a lidar com essa nova situação. Como a síndrome já faz parte das nossas vidas, pra nós fica mais fácil”, ponderou Luana Braga, uma das Super Mães 21.

          Por isso, a Associação quer ser informada cada vez que nascer uma criança com Down, além de fazer um banco de dados para conhecer a fundo a realidade local – quantas pessoas com a síndrome em Pelotas, quantas em idade escolar, quais as suas condições sociais, etc. “Precisamos desses dados para poder propor uma inclusão de qualidade”, explicou Luana. 

          Paula encaminhou o grupo às secretarias de Educação e Desporto (Smed) e Saúde (SMS) e ao Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem (Capta/Smed). Ela lembrou que as mães da Amparho, associação dedicada aos autistas, é um ótimo exemplo a seguir. “Foi uma luta de muitos anos, mas elas conseguiram e vocês devem seguir pelo mesmo caminho. É preciso preparar tudo para buscar recursos e concretizar o sonho do Centro Especializado, que muda a vida de tantas pessoas”,   

          Também participaram da reunião com a prefeita Cátia Vieira, Vaneza Pereira, Íris Souza e Kênia Theil, todas do grupo Super Mães 21.



          Programação da IV Semana da Síndrome de Down de Pelotas (integra a I Semana Estadual de Conscientização e Orientação à Síndrome de Down):

Dia 21/3 – 9h – Caminhada Down, no Calçadão do Centro e entorno do Mercado Central

Dia 21/3 – 19h30min – Palestra com o médico Gilberto Garcias, na Faculdade de Medicina/UFPel (antiga Leiga, no Fragata)

Dia 22/3 – 19h30min - Palestra com a fisioterapeuta Sônia Buzetto, o educador físico Fabrício Borges, a professora de Educação Especial Gilsenira Rangel e a coordenadora do programa Jovem Aprendiz/UCPel Simone Peverada - na Faculdade de Medicina/UFPel  

Dia 23/3 – 19h30min - Palestra com as psicopedagogas Carla Belém e Marta Santos - na Faculdade de Medicina/UFPel 

Dia 26/3 – 3º Piquenique do Afeto – Parque da Baronesa, com rodas de conversas e atividades para as crianças

Dia 29/3 – 19h30min - Palestra com o escritor e cineasta Alex Duarte, autor do livro “Cromossomo 21”, que virou filme dirigido por ele - na Faculdade de Medicina/UFPel

Fonte: Prefeitura de Pelotas