A Secretaria de Saúde (SMS) informa que, em conformidade com nota técnica e..." />  A Secretaria de Saúde (SMS) informa que, em conformidade com nota técnica e..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
HPV - prorrogado prazo para vacina na faixa de 15 a 26 anos

 A Secretaria de Saúde (SMS) informa que, em conformidade com nota técnica enviada pelo Ministério da saúde (MS), fica prorrogado até 30 de setembro o prazo para jovens de 15 a 26 anos, 11 meses e 29 dias tomarem a vacina que protege contra o HPV. A data das doses expira no final de agosto, mas nova remessa, com nova data de validade, começa a ser distribuída pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a partir desta quarta-feira (30).

    As doses ficam disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Nesta faixa etária, será necessário tomar três doses: a segunda dois meses após a primeira e a terceira dose, quatro meses depois da segunda. 

    Desde a Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes no Rio Grande do Sul, que ocorreu de 21 a 25 de agosto, até esta quarta-feira (30), a SMS realizou uma série de ações junto às escolas para estimular os responsáveis por adolescentes a manter o calendário de vacinas atualizado.

    Pré-adolescentes e jovens de 10 a 19 anos também têm acesso à imunização contra a Hepatite B, meningocócica C, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e dupla adulto (difteria e tétano). Essas vacinas estão sempre disponíveis para esta faixa etária e a dose contra o HPV pode ser acessada a qualquer momento por meninos de 11 a 15 anos incompletos e por meninas de 9 a 15 anos incompletos.

    Saiba mais:

    A vacina contra o HPV (Human Papiloma Virus) é importante para prevenir o câncer de colo de útero e vulva nas mulheres e o câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe (garganta) nos homens.

Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br/n