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Governo Federal aporta R$ 100 mil mensais para a UPA Areal

          De julho a dezembro, o Município custeou, com recursos próprios, o funcionamento de sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, de porte I, que recebe a população diariamente, durante 24 horas. Nesta semana, o Diário Oficial da União trouxe a publicação da Portaria 06, de 4 de janeiro de 2017, habilitando Pelotas a receber o aporte mensal de R$ 100 mil, para aquela Unidade.

          A secretária da Saúde, Ana Costa, esclarece que o investimento por mês na UPA é de R$ 675 mil. Os R$ 100 mil mensais do Ministério contam a partir de dezembro. “A Secretaria sempre buscou a habilitação da Unidade e, agora, recursos são aportados”, salientou.

         A Portaria habilita a UPA Areal, de porte I, e estabelece recursos de incentivo financeiro a serem destinados para o Município. 

Seis meses

          A UPA Areal completou seis meses de portas abertas nesta semana. O primeiro dia de atendimento foi 4 de julho. No seu primeiro semestre, 32.596 usuários foram acolhidos na Unidade e, destes, 29.070 pacientes consultaram. 

          Pesquisa revela que, no final do atendimento, 90,64% dos usuários informaram que suas necessidades foram resolvidas; 6,34% parcial e apenas 3,02% disseram que não. Quanto ao tratamento dispensado pelos profissionais da UPA, 93.96% o classificaram como ótimo ou bom; 3,94% como regular e 2,10% como ruim. O levantamento aponta que 98,19% retornariam à UPA e somente 1,81% não.

Classificação

          Quem chega na UPA, para receber atendimento, é classificado de acordo com o risco e recebe uma senha da cor correspondente à gravidade do seu caso. Vermelho é emergência; amarelo é urgência; verde é de pouca urgência; azul é encaminhado às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Independentemente da ordem de chegada, a classificação de risco determina a ordem de chamada.

          A demanda da UPA Areal, nos seus primeiros seis meses, foi a seguinte:

* Vermelho – 87 usuários – 0,29% de atendimentos

* Amarelo – 8.483 usuários – 27,82% de atendimentos

* Verde – 20.500 usuários – 67,23% de atendimentos

* Azul – 1.422 usuários – 4,66% de atendimentos

Fonte: Prefeitura de Pelotas