Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Dois partos de trigêmeos movimentaram UTIs Neonatais

          A prefeitura esclarece sobre o sistema dinâmico do qual faz parte a ocupação de vagas das duas UTIs Neonatais em Pelotas. Segundo a Secretaria de Saúde (SMS), a situação incomum do nascimento de trigêmeos na semana passada e outros trigêmeos na quinta-feira (12), somada à demanda habitual, fez com que a disponibilidade dos 19 leitos se esgotasse.

          Apesar disso, uma equipe reguladora da SMS - composta por três pediatras que analisam caso a caso – e o Vigileitos – composto por enfermeiros que acompanham in loco a ocupação

das vagas - acompanham 24 horas a necessidade de atendimento de partos e pré-partos e, se necessário, informam o Estado para o encaminhamento das gestantes a hospitais de municípios vizinhos.

A secretária de Saúde, Ana Costa, explica que o fato atípico de terem nascido seis gêmeos no intervalo de uma semana lotou a capacidade. “Nós trabalhamos com a emergência da necessidade e a urgência da alta”, afirmou. Atualmente, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) possui nove vagas pelo SUS e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUFSP) dez vagas – oito pelo SUS e duas particulares.

          Pelotas é referência a gestantes de alto risco para os municípios de Amaral Ferrador, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Turuçu e gestantes de baixo risco para Capão do Leão, Arroio do Padre e Pedro Osório.

Fonte: Prefeitura de Pelotas