Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Baixa procura pela vacina que protege do HPV preocupa SMS

          Está em andamento o levantamento de dados de vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus) nos mais de 50 pontos de vacinação do Município. Ainda que os números finais somente sejam conhecidos em março, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) antecipa que a procura pela vacina que protege de vários tipos de doenças nos órgãos genitais e na garganta está muito abaixo do estimado, tanto de meninos quanto de meninas.

          A vacinação contra o HPV em meninos de 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias é algo novo: começou, pela primeira vez, em janeiro deste ano. A SMS estima que haja cerca de cinco mil meninos em Pelotas na faixa etária (esse foi o número de nascidos-vivos do sexo masculino entre 2005 e 2006), mas a procura pela imunização contra o HPV está muito longe disso. “É muito importante que os pais ou responsáveis garantam que esses jovens, que estão entrando na adolescência, tomem a vacina. Ela protege contra vários tipos de doenças na genitália, desde algumas desagradáveis até algumas muito graves, como os cânceres de pênis, ânus e garganta”, alerta a enfermeira Ana Alice Maciel, da Vigilância Epidemiológica. 

          Para tentar mudar esse quadro, a Vigilância está em tratativas com o programa municipal Saúde do Escolar e com o Departamento de Saúde Pública, elaborando ações para sensibilizar a comunidade estudantil da rede municipal no retorno às aulas, em 6 de março.  

          A vacina está disponível no Centro de Especialidades (rua Voluntários da Pátria, 1.428) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Caso termine, a UBS deve comunicar a SMS para que seja reabastecida imediatamente, uma vez que há reserva de doses na central da Rede de Frios. 

          O Ministério da Saúde informou que a faixa etária masculina apta a receber a dose contra o HPV, assim como ocorreu com a feminina, será ampliada gradativamente: 2018 vai incluir meninos de 11 a 12 anos; 2019, os de 10 a 11 e, em 2020, também passarão a ser imunizados os de 9 a 10 anos.   

    Público alvo da vacina contra o HPV:

Meninos de 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias (2 doses com intervalo de 6 meses)

Meninas de 9 a 14 anos (2 doses com intervalo de 6 meses)

*Adolescentes que tomaram uma dose e não tomaram a segunda, devem procurar a UBS

Homens com HIV, de 9 a 26 anos (3 doses com intervalos de dois e seis meses)

Mulheres com HIV, de 9 a 26 anos (3 doses com intervalos de dois e seis meses)

          Saiba mais:

*A vacina previne os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe (garganta)

*Na genitália masculina, o pênis é o local mais comum para aparecimento do HPV

Fonte: Prefeitura de Pelotas