Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Prefeito assina documento para restauro do Castelo Simões Lopes

          Em uma atmosfera de valorização ao resgate histórico de Pelotas, o prefeito Eduardo Leite assinou, na tarde desta segunda-feira (21/11/2016), no Salão São José da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, um termo de permissão administrativa para uso criativo, revitalização e restauração do Castelo Simões Lopes, oportunizando ao Instituto Eckart Desenvolvimento Humano e Organizacional, a recuperação física completa deste patrimônio e utilização para atividades culturais. 

          Eduardo falou sobre a cultura de responsabilidade coletiva e da ação de despertar o que se tem de melhor em Pelotas, principalmente no que diz respeito às parcerias em busca do objetivo de resgatar a história e revitalizar o patrimônio da cidade. 

          O diretor-presidente do Eckart, Paulo Ricardo Silveira Ferreira, disse que o projeto é um laço amoroso do Instituto com a cidade de Pelotas. A proposta do Eckart – aprovada via licitação pela Secretaria de Cultura (Secult) - prevê a recuperação do Castelo, com vistas a sua ocupação a partir de atividades culturais, assim como a instalação futura do Museu do Arroz, que foi abordado pelo produtor Fernando Rechsteiner, que falou do orgulho e da parceria do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) em apoiar e fazer parte desta obra. 

          Patrimônio

                     Localizado na avenida Brasil, 824, no bairro Simões Lopes, o Castelo Simões Lopes integra o patrimônio histórico e cultural de Pelotas. É um bem tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae). O Castelo conta com três torres, ameias e terraços, em um estilo que remete a construções medievais.

          Janelas da Alma

          No evento também foi apresentado o projeto Janelas da Alma, que proporcionou o restauro das esquadrias de madeira do salão paroquial São José, da secretaria e da sacristia da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula.

          “Eu sinto com este projeto a energia e a capacidade que a nossa população tem de realização. Agradeço por este exemplo, que me faz mais otimista de que é possível, devagar, concretizar um trabalho tão importante para o nosso Centro Histórico”, falou a vice-prefeita Paula Mascarenhas.

          A arquiteta Simone Neutzling, responsável técnica, detalhou cada obra e recuperação das janelas que apresentavam sinais do tempo e ausência de uma manutenção adequada. O pároco Luiz Boari, que faz parte da comissão de restauro, agradeceu a cada um dos integrantes do projeto. 

          O projeto contou com o patrocínio da Josapar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Participou do evento, a representante do secretário estadual de Cultura, Roberta Maná. 

Fonte: Prefeitura de Pelotas