Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Paula integra nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos

   A prefeita Paula Mascarenhas participou, na tarde desta quarta-feira (26), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, da instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-116 e assumiu a vice-presidência para Assuntos de Políticas Públicas para as Mulheres da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), gestão 2017-2019. A cerimônia de posse da nova diretoria da FNP contou com o ministro Antônio Imbassahy, deputados e prefeitos. Márcio Lacerda passou a presidência da FNP ao atual prefeito de Campinas, Jonas Donizette. 

    A Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-116 tem a assinatura de 211 deputados federais, toda a bancada gaúcha. "A senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) afirmou que os três senadores gaúchos estão comprometidos e vão votar todas as pautas a favor da duplicação da BR-116 Sul, então provavelmente a gente consiga a emenda de bancada, o que já é uma das conquistas positivas desta vinda à Brasília", avaliou Paula.

    O ato de instalação da Frente Parlamentar teve participação dos deputados federais Afonso Hamm (PP/RS), Cajar Nardes (PR/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS), Jose Stédile (PSB/RS), Henrique Fontana Jr. (PT/RS), do deputado estadual Zé Nunes (PT/RS), e de lideranças empresariais da região.   

    Convidada a representar os prefeitos, na mesa, Paula destacou os três pilares que sustentam as obras de duplicação da BR-116 Sul: o humano (envolve acidentes frontais e mortes), o administrativo e o econômico. “Não podemos compactuar com o desperdício de recursos públicos”, destacou, referindo-se aos investimentos já feitos na obra, que começou em outubro de 2012, deveria ter ficado pronta em dois anos e está praticamente parada, devido a escassez de repasses. A prefeita de Pelotas enfatizou a importância do apoio dos parlamentares para aumentar o orçamento deste ano para a obra e, sobretudo, na emenda de bancada do ano que vem. 

    O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou ontem (25) que o Governo Federal liberou R$ 39 milhões para a obra, do total de R$ 59 milhões previstos, inicialmente, para este ano. Os recursos serão aplicados no trecho entre Guaíba e Tapes e parte será destinado à construção do viaduto de Turuçu.  

    Relembre os números de acidentes da BR-116 Sul: 

*Morrem em média 40,4 pessoas a cada 100 acidentes frontais na rodovia, sendo 89% deste total em trechos de pista simples. 

*Em 2014, foram 40 colisões frontais e 10 mortes;

*Em 2015, 49 colisões frontais e 23 mortes;

*Em 2016, 38 veículos se chocaram de frente e resultaram em 17 mortes. 

    Nos trechos duplicados, contudo, houve queda gradativa de acidentes e mortes e, em 2016, chegou a zero o número de óbitos por colisão frontal na BR-116 Sul onde havia duplicação.

      (Fonte: 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Fonte: Prefeitura de Pelotas