Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Paula e Idemar assinam ata da transmissão de cargos

          Paula Mascarenhas e Idemar Barz, após empossados oficialmente como prefeita e vice-prefeito de Pelotas, foram para o Paço Municipal, na noite deste 1º de janeiro de 2017, para realização da cerimônia de transmissão dos cargos. Aplausos embalaram a despedida do ex-prefeito Eduardo Leite e a assinatura da ata pelos que assumiram a direção da cidade pelos próximos quatro anos.

          Após, cada secretário e detentor de cargo do primeiro escalão da nova gestão recebeu um boton com o brasão de Pelotas. Todos se posicionaram para a tradicional foto da equipe do Governo de Paula e Idemar, que receberam, no primeiro turno, a maior votação da história do Município, elegendo-se com 112.358 votos.

       Secretariado

Secretaria de Governo - Clotilde Victória

Psicopedagoga, trabalhou por mais de 30 anos na Universidade Católica de Pelotas onde foi Pró Reitora de Comunidade e Extensão. É membro do Conselho Municipal de Cultura. Participa, também, do Conselho do Idoso e do Fórum dos Conselhos. Atuou como diretora de Cultura da Secult no governo Eduardo Leite.

Secretaria de Segurança Pública (SSP) - Aldo Bruno Ferreira (PTB)

Graduado em Análise de Sistemas, pós-graduado em Gestão de Segurança Pública Cidadã e em Defesa Civil, foi soldado, sargento e tenente da Brigada Militar, instrutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oficial da Força Nacional de Segurança Pública, além de diversas especializações em Segurança Privada.

Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) - Flávio Al Alam (PSDB)

Engenheiro civil graduado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pós-graduado em Planejamento e Gestão do Trânsito pela Unicesumar, ex-professor da UCPel. É diretor do Sindilojas. Foi superintendente e diretor executivo da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), e superintendente do Controle Viário da Secretaria de Gestão de Cidade e Mobilidade Urbana durante o governo Eduardo Leite.

Secretaria de Cultura (Secult) - Giorgio Ronna

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-graduado em Design do Espaço pela Universidade de Artes de Zurique. Atuou como curador de exposições, artista plástico, fotojornalista, DJ, dramaturgo e cenógrafo de dança contemporânea e diretor de teatro.

Secretaria da Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) - Jacques Reydams (PP)

Formado em Engenharia Civil pela UCPel, fundador da Fundacon Engenharia, empresa referência na prestação de serviços de fundações. É um dos sócios-fundadores do Sinduscon/Pelotas. Atuou, durante seis anos, na titularidade das Secretarias de Segurança, Transporte e Trânsito e, por um ano, na Secretaria de Obras de Pelotas. Atuou como diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) no governo Eduardo Leite.

Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) - Jair Seidel (PMDB)

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), funcionário de carreira da Emater/RS, desempenhou nesta instituição as funções de chefe de Escritório, assistente técnico regional, gerente regional, diretor técnico e presidente interino. Atuou na coordenação de projetos do Banco Mundial, como o Prorural 2000, RS Rural, no Governo do Estado e Projeto Polo do Sul em Pelotas. Desde 2007, atua como secretário da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), responsável pela captação de recursos e execução de obras de infraestrutura da cidade.

Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) - Jeferson Dutra (PSDB)

Graduado em Engenharia Mecânica pela Federal do Rio Grande (FURG), pós-graduado em Engenharia de Planejamento pela FURG e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Foi administrador do Porto de Pelotas, diretor na Sdet e diretorexecutivo na SSUI no governo Eduardo Leite.

Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (SGAF) - José Francisco Cruz

Graduado em Administração, pós-graduado em Planejamento e Controle pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Também é pós-graduado em Gestão Financeira pela UFGRS.

Secretaria de Assistência Social (SAS) - Luiz Eduardo Longaray (PMDB)

Graduado em Direito pela Universidade Regional da Campanha (URCamp). Pós-graduado em Administração Pública, exerceu os cargos de procurador municipal nos anos de 1995 e 1996 na prefeitura de Pelotas, e assessor jurídico de municípios da Região Sul do Estado (Turuçu e Pinheiro Machado). Atuou na Assessoria Jurídica do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, de 1994 até 2004. Foi procurador geral do Município de Pelotas nos anos de 2011 e 2012; Atuou como secretário de Justiça Social e Segurança (SJSS) no governo Eduardo Leite. É presidente do Diretório Municipal do PMDB de Pelotas. 

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) - Ubirajara Garcia Leal (PSB)

Engenheiro civil formado pela UCPel. Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Presidente da Comissão Municipal de Emprego e Renda. É associado à Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEAP), ao Clube dos Empresários da Zona Norte (Cezon), vice-presidente do Sinduscon, professor substituto da UFPel do curso de Arquitetura, proprietário da empresa Quality Serviços de Engenharia e gerente de Transmissão da CEEE, regionais de Santa Maria e Pelotas.

Secretaria de Saúde (SMS) - Ana Costa

Fonoaudióloga, formada na PUC São Paulo. Servidora pública municipal, doutora em Educação e Ciências, Química, Vida e Saúde pela FURG. Últimos cinco anos, atuando em gestão pública na Secretaria de Saúde, na Superintendência de Ações em Saúde e de Vigilância, Diretoria Administrativa e Financeira e, por último, diretoria executiva. É membro do Conselho Municipal de Saúde, do qual foi presidente de 2003 a 2005.

Secretaria de Educação e Desporto (Smed) - Artur Corrêa (PTB)

Engenheiro-agrônomo, conselheiro do Instituto Rio-grandense do Arroz, atuou como secretário de Administração e de Obras e Serviços Urbanos de Santa Vitória do Palmar. Foi prefeito do município de Santa Vitória do Palmar por três mandatos.

Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) - Erni Goehring (PRB)

Engenheiro civil e professor de Construção Civil. Na área pública, iniciou em 1977, junto à Smov de Pelotas. Em 1983, assumiu a Smov e, em 2016, a SMOUMA de Capão do Leão. Atuou por quatro anos como professor do curso de Edificações do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul). Na área privada, realização de projetos e execuções de obras civis, tanto à frente da Erge Engenharia, como com autônomo, ao longo de 34 anos de atividade.

Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) - Felipe Perez (PSD)

Analista de sistemas e empresário, 56 anos natural de Pelotas.

Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) - Paulo Morales (PSDB)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Empresário da Construção Civil, atuou como assessor especial no governo Eduardo Leite, no qual comandou as Secretarias de Qualidade Ambiental, Obras e Serviços Urbanos. Também foi coordenador de Estratégia e Gestão, superintendente do Sanep e diretor do Porto de Pelotas.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) - Fernando Estima (PR)

Empresário, atuou duas vezes como presidente da CDL, foi diretor no Sindilojas, diretor do Centro das Indústrias de Pelotas, foi presidente e vice-presidente da Fenadoce, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Município de Pelotas, membro do Conselho da Universidade Federal de Pelotas, vice-presidente do Comitê Zona Sul do PGQP. Diretor convidado da Associação Rural de Pelotas e membro da Aliança Pelotas. Integra o Conselho de Economia da Fecomércio do Rio Grande do Sul.

Secretaria da Receita (SMR) - Rodolfo Bolzoni (PSB)

Empresário, sócio-fundador da XP Investimentos. Trabalhou por 15 anos no Banco Bradesco e, em 1985, iniciou atividades no mercado financeiro, especificamente no Mercado de Bolsa de Valores. Em 1990, trabalhou como consultor da Fundação Getúlio Vargas/SP para desenvolver, junto às prefeituras, a implantação dos Programas de modernização tributária.

Assessoria Especial de Comunicação (Ascom) - Inês Portugal

Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pós-graduada na primeira turma de Administração e Marketing da UCPel, trabalhou por 17 anos no Diário Popular tendo atuado como diagramadora e editora nas áreas de Cultura, Educação, Saúde e Variedades. Foi coordenadora de produção e editora-assistente de Geral.

Chefe de Gabinete da prefeita Paula Mascarenhas - Kelli Schaefer

Formada em Direito pela PUC-RS. Atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa, assessora do Gabinete da Governadora Yeda Crusius e da Secretaria Geral de Governo e foi assessora jurídica do EdificaPOA, na Prefeitura de Porto Alegre. Atualmente é assessora da presidência da Fepam.

Procurador Geral do Município - Nadison Hax (PSDB)

Advogado formado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou como coordenador de bancada do PSDB na Câmara Municipal de Pelotas entre 2011 e 2012. Procurador do Município de Herval entre 2012 e 2013. Diretor de Ação Legislativa entre 2013 e 2015 na Prefeitura Municipal de Pelotas. Chefe de gabinete do Prefeito Eduardo Leite de 2015 a 2016.

Coordenadoria de Transparência - Carlos Mário Santos (PP)

Bacharel em Direito pela UFPel, tem pós-graduação de Especialização em Política e Economia da América Latina (UFRGS/UCPel). Foi professor de Sociologia, Ciência Política e Direito Processual da UCPel, diretor do Departamento de Sociologia Política e Direito da UCPel, procurador geral do Município (1999/2000). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pelotas (2005/2010), superintendente de Gestão Administrativa da Smed (2013) e atuou como coordenador de Transparência e Controle Interno da Prefeitura de Pelotas no governo Eduardo Leite.

Assessor Técnico do Conssedi -Tony Sechi (PSB)

Técnico agrícola, membro da executiva nacional do PSB, secretário Nacional da Juventude do PSB e vice-presidente do PSB Pelotas. Foi Conselheiro do Conselho Universitário (Consun) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel (Cocepe). Ex-presidente do DCE da UFPel, foi conselheiro estadual do Conselho de Juventude (Conjuve),e assessor parlamentar por 4 anos do deputado federal Beto Albuquerque.

Assessores Especiais do Gabinete

- Fábio Machado: Advogado, formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou no Sanep como presidente de Comissão de Licitações, foi chefe da Divisão de Compras, chefe do Departamento de Materiais e Consultor Jurídico da autarquia por aproximadamente quatro anos. Foi Procurador-Geral do Município no governo Eduardo Leite.

- Luiz Caminha: Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Master em gestão de empresas jornalísticas pelo ICCS| Universidade de Navarra. Repórter e editor nos jornais Correio do Povo e Zero Hora, colunista no Jornal do Povo. Ex-editor-chefe no jornal Diário Popular. Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Pelotas no governo Eduardo Leite.

- Sadi Sapper (PSDB) - Advogado e jornalista, professor universitário por 30 anos. É formado em Direito, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Especialista em Sociologia e Política pela Universidade Gama Filho, mestre em Comunicação Científica pela Universidade Metodista de São Paulo e doutor em Processos Midiáticos pela Unisinos. Foi assessor especial do prefeito e coordenador do Programa Boa Escola para todos no governo Eduardo Leite.

- Abel Dourado (PP): Secretário de Indústria e Comércio do RS, vice-presidente do Conselho de Implantação do Polo Petroquímico, secretário de Estado Extraordinário do RS, membro da Executiva do Partido Progressista, ex-prefeito do Município do Rio Grande, diretor de planejamento da Secretaria dos Transportes do Estado do Rio Grande do Sul, presidente do Conselho de Direção do Porto do Rio Grande. No governo Eduardo Leite, foi secretário de Governo, chefe de gabinete e assessor especial do prefeito.

Administração Indireta

Eterpel - Jorge Vasques (PSB)

Empresário, é proprietário das empresas Inflável Sul e Big Fest. Assessor parlamentar do deputado estadual Catarina Paladini, assessor especial do prefeito Eduardo Leite e membro da Executiva do PSB.

Coinpel - Eduardo Carpena (PR)

Bacharel em Informática pela PUC-RS. Analista de sistemas da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) desde 1994.  Atuou como coordenador do setor de desenvolvimento e diretor-técnico e atualmente é diretor-presidente da empresa.

Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) - Alexandre Garcia (PTB)

Bacharel em Direito pela UCPel, advogado atuante desde início de 2008. De maio de 2012 até março de 2015, foi agente de Desenvolvimento Social do Sine. Em 2011, foi superintendente da prefeitura de Pelotas, secretário de Habitação no governo Eduardo Leite. Atuou no Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi).

Fonte: Prefeitura de Pelotas