Os 26 alunos com deficiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Francisco de ..." /> Os 26 alunos com deficiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Francisco de ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
VALVERDE : Escola que atende alunos especiais enfrenta problemas

Os 26 alunos com deficiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Francisco de Campos Barreto, localizada no Balneário Valverde, não puderam iniciar o ano letivo por falta de professores auxiliares e de cuidadores, essenciais para acompanhar a professora titular em sala de aula.

Da tribuna, quinta-feira, o vereador Marcus Cunha (PDT) disse que já encaminhou o pedido ao secretário municipal de Educação, Artur Corrêa, embora o mesmo se encontre em férias. “Este não é o melhor período para o titular da Secretaria estar em férias, quando as aulas estão iniciando com uma série de problemas”, afirmou o parlamentar.

“Sem estes profissionais, a professora não tem como deixar toda a turma sozinha em sala de aula para acompanhar um aluno de quatro anos, seis anos, ao banheiro, por exemplo”, exemplificou o vereador. Ele citou ainda, o caso dos estudantes com deficiência, alguns que só se locomovem com ajuda e em cadeira de rodas. “Sem os cuidadores, essas crianças não podem ir ao banheiro sozinhas, nem se movimentar pela Escola”.

Outros 25 alunos, residentes na Barra de Pescadores, distante quatro quilômetros do Valverde, estão impedidos de frequentar as aulas porque o veículo escolar está estragado e sem data para retornar. “Já encaminhamos pedido de urgência para envio de outro veículo, pois nem os alunos que frequentam atividades esportivas fora da escola poderão se deslocar por falta de meio de locomoção”, disse o parlamentar.

Durante uma hora, Marcus visitou a Escola Barreto acompanhado da diretora Daniela De Lamare Tavares e da coordenadora pedagógica, Débora Belmonte. “O trabalho da direção, da equipe de professores, funcionários e dos pais deve ser elogiado”, disse o vereador. “Enquanto visitava a Escola, o tio de uma aluna consertava brinquedos e uma monitora os pintava”.

AUMENTO – A partir deste ano, a Escola Barreto terá quatro turmas de pré-escola, dobrando o número de alunos. Mas a estrutura física ficou comprometida. Crianças de quatro e cinco anos não terão banheiro só para elas, precisando utilizar o mesmo local que os mais velhos, o que também acarreta a necessidade de mais monitores.

Segundo Marcus Cunha, a Escola também enfrenta problemas de alagamentos no pátio da escola e na quadra de esportes, “que não têm cobertura, o que impede que os alunos, em dias de chuva deixem a sala de aula”.

“O problema da Barreto não é isolado. Estou recebendo pedidos de ajuda de várias escolas. A Prefeitura tem que resolver estas questões antes de iniciar o ano letivo”, argumentou Marcus Cunha.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/valverde-escola-que-atende-alunos-especiais-enfrenta-problemas/