Departamento de Educação Ambiental da SQA será..." /> Departamento de Educação Ambiental da SQA será..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
TRÊS VENDAS : Praça Modelo é entregue revitalizada à comunidade

Departamento de Educação Ambiental da SQA será transferido para o local

Na manhã ensolarada de sábado,  as árvores da Praça Manuel Marques da Fonseca Júnior deram uma trégua ao calor. Mais conhecida como Praça Modelo, o espaço nas Três Vendas foi reinaugurado após seis meses de obras.

ESPAÇO oferece alternativas de diversão e lazer às crianças e adultos

A revitalização foi uma iniciativa da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) em parceria com a empresa Expresso Embaixador, que através de um Termo de Compensação Ambiental (TCA) investiu R$ 240 mil na reforma do espaço público.

“O espaço está sendo devolvido à comunidade, que merece. É nossa missão criara novos espaços verdes” afirmou o secretário de Qualidade Ambiental, Felipe Perez.

Na avaliação da prefeita Paula Mascarenhas a dificuldade de manutenção dos espaços é o grande desafio do governo, especialmente em uma época de orçamentos reduzidos. Por isso é essencial a parceria com empresas, adotando e reformando esses locais que pertencem à comunidade.

“Voltou a ser um espaço público qualificado. É realmente um modelo pra inspirar a equipe da SQA na requalificação de outras praças” destacou a prefeita.Muros e grades receberam nova pintura, e os tijolos quebrados nas pilastras foram repostos. A limpeza das calçadas incluiu a raspagem de toda a vegetação que cresceu entre as pedras dos passeios.

O serviço de jardinagem ficou à cargo da SQA , responsável pela arborização do jardim – poda de árvores, supressão dos bambus e plantio de novas mudas.

Os banheiros, que haviam sido o maior alvo de vandalismo anteriormente, foram limpos e reformados. A quadra esportiva recebeu novo telamento, lâmpadas para os refletores, pintura, novas traves e cestas. Estruturas de madeira como bancos, caramanchão e brinquedos foram renovados.A segurança ganhou reforço com a instalação de concertinas (arame farpado) sob os muros para impedir que vândalos voltem a invadir a Praça Modelo, e um guarda da comunidade fará ronda no entorno da praça. A iluminação também foi refeita, com a colocação de mais de 30 novos pontos de luz.

“Hoje tem muito mais segurança, mas eu espero que a gente possa chegar num momento que nem precise desses elementos. Em que a gente transforme nossa cidade em um lugar de paz” comentou Paula.

Também estiveram presentes na reinauguração o vice-prefeito Idemar Barz, o deputado estadual Catarina Paladini (PSB),e os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB), Fabrício Tavares (PSD) e Luiz Henrique Viana (PSDB).

PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO

As 9h deste domingo (11) o Grupo Amigos do Basquete realizou na quadra poliesportiva da praça a 3ª edição do Campeonato de Basketball 3×3, com apoio da Prefeitura.E já a partir desta segunda-feira , o Departamento de Educação Ambiental da SQA passa a atuar em um escritório na Praça Modelo – uma aposta da secretaria na preservação do espaço público. O departamento funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, mesmo horário de abertura da praça.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/tres-vendas-praca-modelo-e-entregue-revitalizada-a-comunidade/