Na preparação, o treino semanal chegou a mais..." /> Na preparação, o treino semanal chegou a mais..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
TRAVESSIA TORRES TRAMANDAÍ : Atletas locais vencem prova com 82km

Na preparação, o treino semanal chegou a mais de cem quilômetros, e o resultado foi a vitória de dupla local na TTT

Por Carlos Cogoy

Érico Lopes Ança corre há cinco anos e participou pela quarta vez

Na tradicional prova que, no verão, movimenta o litoral norte gaúcho, cerca de três mil atletas participaram da Travessia Torres Tramandaí (TTT). O percurso com 82 quilômetros, pode ser disputado individualmente, duplas, quartetos e octetos. Atletas de Pelotas e região, regularmente têm participado da competição que também atrai corredores de outros Estados. Na corrida realizada no fim de semana, Pelotas esteve representada por um quarteto misto, quarteto feminino, dupla mista e dupla masculina. Com largada sábado às 6h30min, a dupla masculina reunindo Erico Lopes Ança e Pablo da Silva Oliveira, revezou-se no trajeto e percorreu o desafio em 5h33min. Representando o grupo “Paleo Runners”, eles competiram com setenta dupas, e foram os vitoriosos na modalidade. Conforme menciona Érico, a dupla que ficou com o segundo lugar, cumpriu a prova em 5h48min. Os atletas locais chegaram à frente de representantes da equipe “Cia. dos Cavalos” – reúne corredores de ponta -, que ficou com a segunda, terceira e quarta colocações.

Pablo da Silva Oliveira percorreu 42 quilômetros no revezamento

PROVA – Prestes a completar quarenta anos, o professor Erico Lopes Ança já havia participado de três TTTs. Ele menciona sobre o desempenho da dupla vencedora: “Os 82 quilômetros foram divididos em oito trechos, em distâncias que variavam desde 6,5 até dezesseis quilômetros. Na estratégia que definimos, o Pablo largou às 6h30min e percorreu doze quilômetros. No segundo trecho, eu corri dez. No terceiro, novamente Pablo, numa etapa de dezesseis. Nos quarto e quinto trechos, respectivamente de oito e doze quilômetros, coube a mim. O Pablo nas etapas sexta e sétima, correu seis e depois oito quilômentros. E os últimos oito, foram comigo. Nosso êxito foi possível devido ao apoio  de Eder Botelho Gomes que, de carro, conduzia um de nós para o ponto de troca. Se algo saísse errado, dificilmente conquistaríamos a vitória. E nosso ‘pace’, ritmo médio na prova, foi de 4,07 minutos por quilômetro”. Na “ponta do lápis”, como diz Érico, Pablo correu pouco mais de 42 quilômetros, e ele percorreu 39 quilômetros.

DESAFIO – O feito de Érico e Pablo foi tão expressivo, que somente o campeão solo chegou antes deles. E o corredor individual larga trinta minutos antes das duplas. Sobre o desafio, Érico avalia: “É uma prova que depende de uma série de variáveis, como o vento, maré, sol, temperatura, condições da areia, enfim, muitas coisas que não controlamos. Logo, o importante é procurar definir, além de todo um conjunto de treinos para desenvolver, as diversas valências, como resistência, velocidade máxima, economia de corrida, força muscular e cardiovascular. Nessa edição o vento estava favorável, batendo detrás, e a temperatura também não fez sofrer. O que dificultou muito foi o terreno do percurso, com muitos trechos de areia fofa, água e degraus provocados pela maré”. Outro destaque local foi a dupla mista, reunindo Lucinare Vieira e Robston Tabelião, que ficou com a sexta colocação na modalidade.

Paleo Runners

Saúde e qualidade de vida, cada vez têm motivado mais adeptos à corrida de rua. Entre os grupos e equipes locais, o professor Erico Lopes Ança está à frente do “Paleo Runners”. Ele acrescenta: “Temos um grupo que cresce de maneira bastante saudável e qualitativa. E tenho me surpreendido com o ingresso de pessoas tão legais e amigas, pessoas que entram e somam. Durante a semana, realizamos um ou dois treinos. E os locais podem ser a avenida Duque de Caxias, o Laranjal, Porto, zona rural ou Cassino. O grupo está aberto a novos participantes”. Informações no fone/WhatsApp: 9 8424.8684. E-mail: ericoanca@gmail.com

TRAJETÓRIA – Corredor há cinco anos, Érico é professor no Colégio Pelotense, e está cursando educação física. Na trajetória, quinze meias maratonas, e três maratonas. Ele menciona a prova de Porto Alegre em 2015, Punta del Este em 2016 e, ano passado, em Santiago no Chile. Erico também já encarou a Super Maratona com cinquenta quilômetros, que é realizada anualmente em Rio Grande. Além de provas de trilhas e montanhas, bem como percursos menores, ele já havia participado de três TTTs: quarteto com quinto lugar no pódio em 2015; quarteto e sétimo lugar em 2016; dupla com Marcos Nunes ano passado, alcançando a segunda colocação.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/travessia-torres-tramandai-atletas-locais-vencem-prova-com-82km/