Unindo a tecnologia mobile, através da utilização de aplicat..." /> Unindo a tecnologia mobile, através da utilização de aplicat..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Tecnologia aliada à produção rural: Aplicativo Agromet é lançado

Unindo a tecnologia mobile, através da utilização de aplicativo, o Laboratório de Agrometeorologia e a equipe de Tecnologia da Informação da Embrapa Clima Temperado lançaram o Agromet: serviço que oferece acesso a dados meteorológicos da cidade de Pelotas, atualizados minuto a minuto, obtidos por meio de uma Estação Meteorológica Automática (EMA), instalada no Posto Meteorológico da Sede da Embrapa.

Este é o segundo aplicativo elaborado pela entidade, sendo o primeiro o GD Arroz, um software baseado no método de graus-dia, que visa auxiliar o produtor no planejamento e tomada de decisão sobre o manejo da cultura do arroz irrigado como, por exemplo, a prática de adubação nitrogenada em cobertura (ANC), além das plataformas web desenvolvidas pelo Laboratório, desde 2009, para oferecer informações de várias zonas do Estado, principalmente beneficiando a agricultura, sendo atualmente 245 mil visitas no último ano.

Diante dessas ações, de acordo com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado e coordenador do respectivo laboratório, Silvio Steinmetz, foi iniciado o processo de desenvolvimento do aplicativo para que as pessoas pudessem ter acesso às informações disponibilizadas pela EMA e pelo site, de maneira prática e facilitada.

No Agromet, é possível acessar dados de 17 variáveis meteorológicas, com dados semanais acumulados nos sete dias. Além disso, há uma série de informações que podem ser úteis para o usuário urbano, de modo geral, no cotidiano.

Para os agricultores, uma das informações disponíveis, por exemplo, é a evapotranspiração, que se refere à perda de água de uma comunidade ou ecossistema para a atmosfera, causada pela evaporação a partir do solo e pela transpiração das plantas. “A partir disso, o produtor pode determinar a lâmina de água que aplicará na cultura”, comenta o pesquisador.

Outro exemplo, mais precisamente para fruticultura de clima temperado na região de Pelotas, como a cultura de pêssego, é possível averiguar em horas de frio, também no aplicativo, o monitoramento realizado semana a semana, no período de maio a setembro, para verificar o número de horas em que a temperatura fica abaixo de 7,2º graus. “O produtor, a partir dessa informação, pode tomar uma série de medidas de práticas de manejo que ele fará na lavoura, em função das horas de frio acumuladas e também de ter uma expectativa da safra”, afirma Steinmetz.

Com o lançamento do aplicativo para a versão Android, a expectativa é de que seja despertado o interesse das pessoas na utilização da ferramenta. Em comparativo, o GD Arroz possui cerca de 12 mil acessos na versão web em período de safra, o que demonstra a usabilidade deste meio para com os produtores. No aplicativo lançado na safra do ano passado, foi constatada a faixa de 500 a 1.000 downloads.

O Agromet está disponível no Google Play e também pode ser acessado no site agromet.cpact.embrapa.br. Um vídeo explicativo também estará disponível no YouTube, no canal do Programa Terra Sul, a partir da próxima terça-feira (25). A ideia é futuramente disponibilizar o aplicativo Agromet também para IOS. 

Evento

A ferramenta foi apresentada na última sexta-feira (14), ocasião proporcionada pela ação do Programa Portas Abertas. A atividade, realizada no mesmo dia da reunião ordinária dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), no auditório da Embrapa Clima Temperado, foi integrada pela Exposição de Tecnologias Embrapa, momento em que os pesquisadores apresentaram aos prefeitos e prefeitas as inovações que estão sendo trabalhadas, como tecnologias para terras baixas, tecnologias para produção de base ecológica e tecnologias para culturas de clima temperado.

O aplicativo

Dados: Visualização de diversos parâmetros meteorológicos, categorizados em três perfis distintos;

Tempo real: Atualização é feita a cada minuto;

Valoles mínimos e máximos do dia, além do horário de ocorrência de cada um;

Informações acumuladas por períodos: Segmentados em dias, meses e anos;

Gráficos: Possibilita ao usuário o acesso a informações meteorológicas em tempo real ou nos últimos sete dias;

Resumos mensais: Correspondem ao Boletim Climatológico Mensal (BCM) - contendo os dados diários das principais variáveis registradas na Estação Meteorológica do ar e do solo -chuva, umidade relativa do ar, energia solar e direção e velocidade do vento. Os BCMs estão disponíveis desde janeiro de 2009;

Horas de frio: Disponibilizadas semanalmente, no período de maio a setembro, correspondem ao número de horas em que a temperatura do ar, medida no interior de um abrigo meteorológico padrão, é menor ou igual a 7,2º C. O ano é comparado com a média histórica de HF registrada em cada uma das estações meteorológicas mantidas pela Embrapa Clima Temperado- ou seja, na Sede, na Estação Experimental de Terras Baixas (ETB). Esse monitoramento das HF é muito importante para os produtores de frutas de clima temperado da região de Pelotas, especialmente para a cultura do pêssego, pois a partir dele que são definidas as práticas de manejo a serem realizadas no pomar.

Fonte: https://www.jornaltradicao.com