Equipes diretivas de 11 escolas do Areal, Bom Jesus e Dunas participam do curso Cí..." />   Equipes diretivas de 11 escolas do Areal, Bom Jesus e Dunas participam do curso Cí..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Smed capacita equipes diretivas para mediar conflitos nas escolas

  Equipes diretivas de 11 escolas do Areal, Bom Jesus e Dunas participam do curso Círculos da Justiça Restaurativa e de Construção da Paz, com foco na mediação de conflitos nas escolas. Promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) em parceria com o Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do sul (Cejusc/RS), a formação é uma das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz. 

    Vinte e cinco pessoas, entre orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos e servidores da Smed, estiveram reunidas durante quatro dias – de 28 a 31 de agosto -, no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep). Sob coordenação das orientadoras educacionais da Smed Jussara Tedesco Cruz e Vera Savedra, o curso foi facilitado por Katiane Boschetti da Silveira e Lenice Pons Pereira, da Escola da Associação de Juízes do RS (Ajuris), de Porto Alegre.

    Os participantes aprenderam o método de justiça restaurativa e círculos de paz, para promover a pacificação no ambiente escolar. Com a dinâmica de apresentação de casos, compartilhamento de experiências e dúvidas, e debates, foram estimulados a restabelecer relacionamentos a partir de novos olhares e perspectivas, e conheceram diferentes formas de lidar com as situações de conflito. Eles também poderão atuar como facilitadores, multiplicando as técnicas aprendidas nas escolas em que atuam. 

    Presente na tarde desta quinta-feira (31), o secretário de Educação, Artur Correa, agradeceu o juiz de Direito e diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, por ter viabilizado a formação. “O caminho para resolver conflitos é esse aqui: sentar, aparar arestas, se conhecer e, principalmente, se desarmar”, ponderou o secretário.

    A diretora de Ensino da Smed, Loreni Peverada, disse que, com a capacitação, as equipes diretivas vão estar preparadas atender melhor as demandas das escolas, cada vez mais preocupantes. “Daqui para frente, as esperanças se renovam”, apostou. 

    Por meio da parceria, o Foro fará acompanhamento mensal dos conflitos da rede municipal.

Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br/n