Com o frio dos últimos dias e a sensação térmica de graus neg..." />  Com o frio dos últimos dias e a sensação térmica de graus neg..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
SAS oferece abrigo contra o frio a moradores de rua

 Com o frio dos últimos dias e a sensação térmica de graus negativos em Pelotas, a Secretaria de Assistência Social (SAS) prioriza seus serviços aos moradores de rua. A Ronda Noturna percorre os bairros e oferece abrigo a quem não tem condições dignas. Na noite da última segunda-feira (17), a Defesa Civil também atuou no combate ao frio e distribuiu agasalhos de lã, meias e cobertores doados pela Receita Federal a cerca de 50 pessoas em vulnerabilidade social em vários bairros do município.

          A servidora da SAS, Denair Rosa de Souza, está à frente do trabalho de abordagem aos vulneráveis e do contato com os familiares. Os que aceitam ajuda são encaminhados à Casa de Passagem (rua Três de Maio, 1.074), onde tomam banho, são alimentados e recebem um lugar para dormir. A entrada é às 19h e a saída é às 7h. “Mas é justamente essas regras que afugentam eles. Por mais que a gente insista e faça uma ação continuada, alguns se recusam. Outros, por conta de problemas mentais, nem querem contato”, lamenta Denair. 

          A Casa de Passagem também abriga residentes de outras cidades que acompanham parentes em hospitais de Pelotas e acabam dormindo em frente às instituições por falta de opção. Já as crianças encontradas na rua são direcionadas ao Conselho Tutelar. A SAS também desenvolve atividades diurnas para as pessoas em condições de rua no Centro Pop (rua Santos Dumont, 504). 

          A Campanha do Agasalho segue até o dia 29 deste mês. As roupas de inverno são selecionadas e distribuídas às famílias. Os postos de recolhimento são o Mercado Central, a Rodoviária, o Posto São José, a Ótica Central, a Pizza Hut, a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e a própria SAS, que recebe doações o ano inteiro.

Fonte: https://www.pelotas.rs.gov.br/