O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que irá mais sofrer com ..." /> O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que irá mais sofrer com ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Saída de médicos cubanos pode deixar 92 municípios do RS sem atendimento básico

 

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que irá mais sofrer com a saída dos cubanos do programa Mais Médicos, conforme o levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Segundo a entidade, 92 municípios gaúchos ficarão sem o atendimento básico na rede pública nas Equipes de Saúde da Família. Ao todo são 285 cidades em 19 estados do Brasil que estarão desassistidas com a saída dos cubanos. 

 

De acordo com a estimativa do Conselho, os critérios avaliados foram os municípios que têm apenas uma Equipe de Saúde da Família (ESF), o grupo ser participante do Mais Médicos e o um deles ser cubano. Na lista ainda faltam os números finalizados dos estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo e Amapá.

 

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostrou que 6.394 profissionais formados no Brasil se inscreveram para trabalhar no Mais Médicos até o momento. Do total, no entanto, foram validados 2.812 pedidos. Dos inscritos efetivados, 2.209 já escolheram os locais onde vão trabalhar. Isso representa 26% das vagas que serão abertas com a saída de profissionais cubanos que deixam o programa.

 

Os profissionais formados no Brasil interessados no programa podem se inscrever por meio do site do Mais Médicos. A extensão do prazo deverá ser adotada em razão de instabilidade no sistema de inscrição que, de acordo com a pasta, foi alvo de tentativa de invasão por hackers. Embora a invasão não tenha sido concretizada, o sistema ficou instável desde a quarta-feira quando foram abertas as inscrições. Até o momento, a situação não foi normalizada.

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/15260/Saida-de-medicos-cubanos-pode-deixar-92-municipios-do-RS-sem-atendimento-basico