Na segunda-feira (4/2), será iniciada a montagem do tapume na rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório, marcando o início dos trabalhos da última quadra a ser requalificada de acordo com o projeto de revitalização do Calçadão central.
A quadra receberá alargamento de calçadas, que vão avançar na pista asfaltada, além da mesma estrutura subterrânea das demais requalificadas, com dutos para passagem das redes de telefonia, TV e internet, bicicletário, lixeiras e bancos.
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), à frente da gerência e fiscalização das obras, informa que as equipes de trabalho da Construtora Pelotense empreenderão nova metodologia quanto às intervenções na Sete de Setembro, entre o chafariz e a Osório. É preciso mais cautela, já que a quadra possui trânsito de veículos.
O canteiro de obras da construtora vai permanecer no local enquanto for possível. Depois, será desativado, pois já não existirá quantidade significativa de material em estoque.
A Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), que trata do aspecto urbanístico, já notificou os artesãos e ambulantes que comercializam produtos naquela quadra, para que deixem o espaço, liberando-o para que a empresa inicie as obras. O prazo para que se retirem termina nesta sexta-feira (1º/2). O secretário Jacques Reydams salienta que a Secretaria não tem a responsabilidade de dar destino àquelas atividades.
A rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório, tem um espaço destinado à futura Rua do Doce. A secretária de Governo, Clotilde Victória, comenta que a área será definidamente qualificada, contendo ambientes de estar adequados ao convívio e à valorização dos doces de Pelotas.
ENTRE FLORIANO E LOBO DA COSTA
O projeto de requalificação prossegue na Andrade Neves, entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, e as obras na Sete de Setembro serão simultâneas.
Nesta semana, foi iniciada a concretagem da parte central, entre Floriano e Lobo da Costa, ajustes e construção de canteiros e a segunda parte da abertura da vala para os dutos subterrâneos das redes de telefonia, internet e TV.
A prioridade da Seplag é acelerar o contrapiso de concreto e o piso definitivo, para liberar a área central da quadra para o deslocamento de pedestres e passar à requalificação dos espaços correspondentes ao acesso às lojas, e ainda à pavimentação da pista para trânsito lento de veículos.
Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/requalificacao-do-calcadao-vai-chegar-a-ultima-quadra-do-projeto/