Reinauguração do tradicional espaço contou com a presenç..." /> Reinauguração do tradicional espaço contou com a presenç..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
REFORMA E AMPLIAÇÃO : GINÁSIO DO PELOTENSE É REINAUGURADO

Reinauguração do tradicional espaço contou com a presença do governador Eduardo Leite e da prefeita Paula

Com as arquibancadas lotadas por alunos, professores, funcionários e populares, o Ginásio João Carlos Gastal, do Colégio Municipal Pelotense, foi reinaugurado, na manhã de ontem, após seis anos com os portões fechados. Reabrir a edificação e reinseri-la no contexto do patrimônio esportivo, educacional e cultural de Pelotas envolveu o investimento de aproximadamente R$ 2,3 milhões – recursos próprios do Município –, que viabilizou a reforma completa e ampliação em mais de 900 metros quadrados e elevou o Ginásio a um padrão de qualidade internacional.

A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, além da prefeita Paula Mascarenhas e do vice Idemar Barz, como anfitriões. O deputado estadual Luiz Henrique Viana, representando a Assembleia Legislativa, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, o presidente do Legislativo, Fabrício Tavares, vereadores, secretários municipais e assessores especiais também estiveram no evento, para testemunhar a reabertura dos portões do João Carlos Gastal.

“O Colégio Municipal Pelotense e o Ginásio são símbolos de Pelotas. O governador Eduardo Leite foi responsável, quando prefeito, pela tomada de decisão que viabilizou o dia de hoje”, registrou a prefeita Paula, manifestando cumprimentos à equipe de Governo, vereadores, professores e a todos que se envolveram na recuperação do espaço.

A prefeita lembrou que, quando secretária de Educação no governo municipal Eduardo Leite, em 2013, lhe coube a interdição do Ginásio João Carlos Gastal. “Sem condições de uso, por falta de segurança, não me restou alternativa a não ser fechar”, desabafou. A seguir, os gestores empreenderam tentativas para conseguir recursos. “Tivemos promessas de deputados, do Ministério da Educação, mas o dinheiro não veio. Então, o prefeito decidiu que o Município cobriria o projeto.”

Para o governador, os seis anos em que o Ginásio esteve fechado foram decorrentes da falta de manutenção de responsabilidade de governos anteriores e pela ilusão de promessas de emendas parlamentares e do MEC, que nunca saíram do papel.

“Neste ambiente, no esporte, o jogo vira. Assim, aprendemos que não devemos desistir. Podemos virar o jogo. Viramos em Pelotas e estamos trabalhando para virá-lo no Rio Grande do Sul”, disse Eduardo.

A CERIMÔNIA DE REINAUGURAÇÃO

Após descerramento da placa de reinauguração do Ginásio, o ex-aluno Vidal tocou o hino do “Gato Pelado”. A seguir, a cantora Priscila Olave e o músico Alci Vieira Júnior executaram os hinos Nacional e Rio-Grandense.

O diretor geral do Pelotense, Arthur Katrein, enfatizou que cabe aos alunos a preservação do Ginásio. “O cuidado é para o futuro; é para a nova trajetória de sucesso na formação dos jovens.” Para ele, a obra simboliza o que se faz necessário: adequação do espaço público, valorização dos profissionais da educação e autonomia das escolas.

Para o presidente da Câmara, vereador Fabrício Tavares, ex-aluno do Pelotense, a reforma e ampliação do Ginásio são fruto de muita luta e sensibilização da gestão para assumir a responsabilidade e os custos.

O deputado estadual Luiz Henrique Viana, ex-aluno, frisou que “o esporte é o grande aliado da educação e da formação de jovens. A ele, devemos valores éticos e morais que usamos durante toda a vida”.

O pai do governador, José Luiz Marasco Leite, na década de 60, foi representante da turma e fez o pronunciamento na inauguração do Ginásio João Carlos Gastal àquela época.

Para encerrar a cerimônia, Eduardo e Paula deram “saques” de voleibol, simbolizando a abertura da rodada de voleibol mirim feminino do Jepel, cujas competições se iniciaram na manhã de ontem.

A ampliação garantiu a construção de salas para ginástica olímpica, de educação física, academia de musculação, sanitários com acessibilidade, oito vestiários, bar, almoxarifado, galeria de troféus e reservatórios de água.

A Prefeitura gerenciou e fiscalizou as intervenções por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/reforma-e-ampliacao-ginasio-do-pelotense-e-reinaugurado/