Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Qualidade da alimentação nos abrigos é prioridade para a SAS

       O secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, visitou a Casa do Carinho na manhã desta terça-feira (4) e destacou que a SAS está criando uma estrutura para manter a qualidade dos alimentos e que, para isso já adquiriu um refrigerador industrial, e irá entregar na próxima sexta-feira (7) um caminhão com baú refrigerado para o transporte de alimentos aos abrigos. “A alimentação fornecida nos abrigos municipais vai além do processo de licitação para a compra e, nos estoques dos abrigos, o investimento que estamos fazendo também vai além disso”, afirmou

       Mensalmente são gastos em média R$ 32 mil em aquisição de alimentos para os 11 abrigos mantidos pelo município, processo que passa pelo setor de Nutrição da SAS, que conta com três nutricionistas, que fazem semanalmente o cardápio que irá diariamente à mesa dos 184 usuários dos sistemas. 

As mercadorias são entregues duas vezes por semana e são direcionadas aos abrigos, informa a nutricionista Ângela Maria Rodrigues. Já a solicitação de aquisição dos alimentos é realizada a cada quatro meses, quando é feito o processo de licitação e escolhido o fornecedor.

“Os usuários são bem atendidos”, ressalta ela, ao destacar que os cardápios são feitos de acordo com a faixa etária de cada um, com qualidade nutricional e variando sempre. Ela destacou também a importância que terá o caminhão com baú refrigerado, antiga reivindicação do setor. “É muito importante mantermos os alimentos frescos durante os trajetos de entrega”, afirmou.

Os abrigos são destinados às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e psíquicos, abuso sexual, e uso de substâncias psicoativas. Dos 11 abrigos municipais, seis são para crianças, um para idosos, dois residenciais para pessoas com deficiência, uma casa de acolhida para mulheres vítima de violência e uma casa de passagem para pessoas em situação de rua. São atendidos 184 usuários, sendo 62 crianças.

Fonte: Prefeitura de Pelotas