Sendo aplicado desde o último 9 de dezembro, os facilitadores em justiça restaur..." /> Sendo aplicado desde o último 9 de dezembro, os facilitadores em justiça restaur..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
PROJETO BONS VIZINHOS - Resultados positivos em Residencial

Sendo aplicado desde o último 9 de dezembro, os facilitadores em justiça restaurativa do projeto “Bons Vizinhos” já veem resultados positivos em sua atuação junto ao Residencial Haragano, onde problemas sociais e de relacionamento tem afetado a convivência entre moradores do condomínio.
Em parceria com a Prefeitura de Pelotas, o projeto Bons Vizinhos atuou anteriormente em outro residencial da cidade, por cerca de 1 ano, onde resultados positivos foram obtidos ao final do trabalho. No Residencial Haragano, o grupo formado pelo instrutor e facilitador Henrique Alam de Mello de Souza e Silva e pelas facilitadoras Marilaine Furmann, Izabel Lopes, Nivia Benites e Cinthia Notari, tem realizado os círculos de construção da paz com cerca de 10 adultos e 2 adolescentes, passando a partir do mês de janeiro a trabalhar com crianças também, em um círculo separado, para que possam ser trabalhados priorizando os interesses de cada grupo.

PRIMEIRO encontro ocorreu no Residencial Haragano

Cinthia Notari conta que no início a relação entre os facilitadores e os moradores foi mais difícil, pois “as pessoas desconheciam a metodologia dos círculos restaurativos”, mas conforme foram se integrando e conhecendo, a relação foi se tornando mais amigável e “o trabalho recebendo contribuições dos moradores” disse. Já a facilitadora Izabel Lopes comentou dos aspectos observados nos primeiros encontros com os moradores, onde perceberam o sentimento de desamparo e revolta por parte de alguns, que se sentiam abandonados pelo poder público, além da sensação de insegurança gerado pela existência de moradores envolvidos com drogas ilícitas no condomínio.

Com essas observações, o grupo entendeu que será necessária uma atuação voltada para a construção de valores morais e sociais, para que essas pessoas possam conviver de maneira pacífica, onde cada vizinho respeite o espaço do outro e traga colaborações positivas para a comunidade.

Os encontros do projeto “Bons Vizinhos” no Residencial Haragano acontecem todos os sábados, a partir das 16 horas, e são uma parceria entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) com a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF).

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/projeto-bons-vizinhos-resultados-positivos-em-residencial/