Depois de retirar a função de demarcação e delimitaçã..." /> Depois de retirar a função de demarcação e delimitaçã..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Produção agrícola em terras indígenas deve ser liberada

Depois de retirar a função de demarcação e delimitação de terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai), a equipe de governo do presidente Jair Bolsonaro prepara uma nova regulamentação para liberar a exploração de terras indígenas pelo agronegócio. O objetivo é autorizar parcerias entre os índios e os produtores rurais, para cultivo e criação de gado em terras já demarcadas. 

 

Nesta quinta-feira, esse tipo de atividade é ilegal, apesar de haver, em várias regiões do País, arrendamento de terras indígenas por produtores rurais para tocar todo tipo de produção. O entendimento do governo e da atual diretoria da Funai é de que esse tipo de atividade poderá ser liberada por meio de um decreto presidencial, ou seja, diretamente por Bolsonaro, sem ter de tramitar no Congresso.

 

A informação foi confirmada ao jornal "O Estado de S. Paulo" pela diretora de proteção territorial da Funai, Azelene Inácio, que defende a abertura das terras indígenas para exploração comercial e tratou do assunto com a equipe de transição do governo e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. 

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/15437/Producao-agricola-em-terras-indigenas-deve-ser-liberada------