Nem mesmo o calor de quase 40ºC impediu a equipe de Apreensão de Animais da Prefeitura de Pelotas de percorrer as ruas da Colônia Z-3 em busca de cavalos soltos em via pública. Após denúncias feitas pela população, três animais foram recolhidos pelo caminhão de apreensões, elevando para 24 o número de recolhimentos realizados só em 2019.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar, já que costuma ser mal recebida pelas comunidades em que ocorre. No caso da Z-3, alguns proprietários até tentaram convencer os funcionários da Prefeitura a deixar os animais capturados, sem obter sucesso.
“Não podemos abrir exceções. Se deixamos pra um, temos que deixar pra todos, e daí perde o sentido do serviço”, explica o chefe do setor de Apreensões da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Cléber Barros.
Por isso, é importante que a população entenda: não é permitido deixar animais de grande porte soltos. Se a SSUI for acionada – a maioria das operações são motivadas por denúncias –, o animal será recolhido, mesmo sem sinais de maus-tratos.
Nesse cenário, o proprietário tem até 30 dias para reaver o equino, mediante pagamento de multa no valor de R$ 108,84. Após esse período, a Prefeitura encaminha os equinos para doação. Isso também ocorre se ficar comprovado que o animal foi maltratado: o dono perde o direito de recuperar o bicho, podendo ser penalizado por crime de maus-tratos.
TRABALHO DURO
A rotina não é fácil, exige muito jogo de cintura e paciência. Isso porque nem sempre os animais querem subir no caminhão de recolhimento e aí é preciso cuidado para que não se machuquem.
Apesar de alguns apresentarem sinais visíveis de maus-tratos, outros aparentemente são bem cuidados, mas todos acabam apreendidos por colocar em risco a segurança de quem circula pelas ruas e a sua própria.
Para o pintor Sérgio Hirsch, 50 anos, a iniciativa da Prefeitura é positiva. Ele mora há 27 anos no bairro e viu o número de animais soltos na rua crescer muito nos últimos anos. “Meu vizinho mesmo se acidentou por causa de um cavalo. Estava de moto e ‘um se enfiou’ na frente. Se o cavalo estivesse preso, isso não acontecia.”
DENUNCIE
A equipe da SSUI esclarece que recolhe apenas os animais soltos em via pública. Os que estão amarrados — se não colocarem em risco a circulação — são deixados. Há ainda os casos específicos de maus-tratos, que chegam para eles através de denúncia encaminhada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
O recolhimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h, e os animais são encaminhados à Hospedaria de Grandes Animais, localizada às margens da BR-392 – próximo ao Canil Municipal.
A participação da população é importante nesse processo, pois é a partir das denúncias da comunidade, que o setor de Apreensão define o roteiro de trabalho. Essas podem ser feitas pelos telefones 3271-9244 (Hospedaria) ou 3227-5442 (SQA).
Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/prefeitura-recolhe-cavalos-soltos-em-via-publica-na-colonia-z-3/