O Brasil é um dos países da América Latina e do Caribe onde a popula&ccedi..." /> O Brasil é um dos países da América Latina e do Caribe onde a popula&ccedi..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pesquisa mostra que 82 por cento dos brasileiros acreditam que podem fazer diferença na luta contra corrupção

O Brasil é um dos países da América Latina e do Caribe onde a população mais acredita que um cidadão comum pode fazer a diferença na luta contra a corrupção, segundo a última edição regional da pesquisa "Barômetro Global da Corrupção", divulgada nesta  segunda-feira (23) pela organização Transparência Internacional.

 

Com um índice de 82%, o Brasil aparece em terceiro lugar em uma lista de 18 países, atrás de Bahamas (85%) e Costa Rica (84%) e acima da média geral da região, de 77% . Há dois anos, porém, os brasileiros chegaram a ocupar o primeiro posto no ranking.

 

A décima edição da pesquisa foi realizada entre janeiro de março deste ano, com mais de 17 mil pessoas em 18 países, pela organização de combate à corrupção que atua em mais de 100 países.

 

Os brasileiros são, ainda segundo o relatório, o povo que mais acredita que relatar corrupção pode levar a mudanças, com 57%. A média geral dos 18 países é de apenas 38%, e o índice mais baixo nesse quesito fica com a Venezuela, onde apenas 19% creem que adianta fazer uma denúncia.
Em muitos países, existe ainda um forte temor de retaliações. A Transparência Internacional cita El Salvador, Venezuela, Jamaica e Honduras como locais onde mais de 80% dos que responderam à pesquisa temem consequências caso denunciem casos de corrupção.

 

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/17080/Pesquisa-mostra-que-82-dos-brasileiros-acreditam-que-podem-fazer-diferenca-na-luta-contra-corrupcao