A PREFEITA ASSINOU O PROTOCOLO DE INTENÇÕES QUE VISA PROMOVER O BEM-ESTA..." /> A PREFEITA ASSINOU O PROTOCOLO DE INTENÇÕES QUE VISA PROMOVER O BEM-ESTA..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
PELOTAS QUER SE TORNAR UMA CIDADE AMIGA DO IDOSO

A PREFEITA ASSINOU O PROTOCOLO DE INTENÇÕES QUE VISA PROMOVER O BEM-ESTAR E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

Na manhã do último sábado, no Largo Edmar Fetter, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o protocolo de intenções “Cidade Amiga do Idoso” projetado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que certifica os municípios que adaptam suas estruturas para promover a inclusão social e aumentar a qualidade de vida dos integrantes da terceira idade.

O ato ocorreu durante o 4º Encontro de Promoção à Saúde do Idoso, organizado pela Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGGE) dos cursos de Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da Prefeitura.


Paula afirmou estar feliz por assinar o protocolo de intenções e salientou a importância da participação de todos para transformar a cidade e atender as pessoas da terceira idade. “Eu quero que Pelotas se torne uma cidade amiga do idoso. Temos muitos desafios pela frente e, com a conscientização da população, a cidade vai se transformar, oferecendo para eles uma qualidade de vida muito melhor”, destacou.

Ao ser questionada pelo presidente do Conselho do Idoso, Jaime Bendjouya, sobre o fim da gratuidade do transporte coletivo para pessoas de 60 a 64 anos, Paula salientou que a medida visa cumprir a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e do Supremo Tribunal Federal, que consideraram inconstitucional a gratuidade concedida pela lei municipal. Ela afirmou ainda que a mudança irá permitir unificar os valores e atender a população, tanto da zona urbana como rural, de forma igualitária.

“Temos o enorme desafio de fazer a licitação do transporte coletivo rural. Lá na Colônia, quem tem de 60 até 64 anos paga as passagens, não existe gratuidade para o idoso que mora na colônia. E lá eles não pagam R$ 3,25 que nem aqui na cidade, pagam até R$17 reais. Isso é justo? Eu não acho. Estamos buscando um caminho para tratar com justiça essas pessoas que moram na zona rural, e essa mudança vai permitir unificar os valores e tratar todos os pelotenses da mesma forma”, ressaltou Paula.

Esta edição abordou o tema “Sexualidade na terceira idade”, com atividades de educação e prevenção em saúde, atividade física, palestras, distribuição de preservativos e fôlderes educativos, avaliação de DSTs e abordagem de temas como incontinência e impotência. Acadêmicos dos cursos de Teoria Ocupacional, Odontologia e Medicina da UFPel; e Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia da UCPel participaram do evento.

As integrantes do núcleo da Tablada do projeto Vida Ativa fizeram uma apresentação de dança no evento, que contou ainda com a presença da Banda da Brigada Militar. Os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB) e Zilda Burkle (PSB); o deputado estadual Catarina Paladini (PSB); os secretários de Governo, Clotilde Victória, e de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray; e o diretor-presidente da Prevpel, Edmar Kroning, também prestigiaram o evento.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/pelotas-quer-se-tornar-uma-cidade-amiga-do-idoso/