Das letras aqui escritas, um novo grupo nasce. Com ele, um final de semana dedicado à literatura local. Dias 9 e 10, a Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) é o palco do 1º Festim de Maio. Dia 11, os livros ganham a rua junto ao Mercado das Pulgas. Organizado pelo Coletivo de Autores de Pelotas, o evento promove oficinas e rodas de conversa e dá descontos de até 30% nas publicações de 25 escritores da cidade.
A iniciativa tem como objetivo principal a valorização da cultura e da arte local, através de atrações que vão desde apresentações musicais autorais até a leitura de poemas. “As pessoas vão poder curtir algumas músicas, bater um papo com os autores e conhecer um pouco melhor suas obras. Será uma mistura descontraída de arte produzida na região”, comenta a escritora Marciele Goetzke. Ela estará presente em conversa sobre literatura de terror, na sexta-feira das 20h30min às 21h30min.
Além da programação, o incentivo para o público está nas ofertas. 20%, 25% e 30%, em relação ao preço das livrarias, são os descontos disponibilizados nas obras escritas por autores locais. Os livros de 25 escritores estarão à venda na noite de quinta e tarde e noite de sexta-feira na BPP e no sábado durante o Mercado das Pulgas, no Mercado Central.
Sobre o grupo
O Coletivo Autores de Pelotas surgiu em fevereiro com o intuito de promover a valorização da literatura local através, justamente, da união de quem escreve na cidade. Atualmente, 35 artistas, entre romancistas, cronistas, poetas, quadrinistas, contistas, cartunistas e fotógrafos formam o grupo. Unidos, esses escritores pretendem desenvolver ações e atividades culturais relacionadas à escrita/leitura, como oficinas para o público em geral, em comunidades periféricas e escolas, além de proporcionar que os livros cheguem ao leitor de forma mais atrativa (com descontos, por exemplo) também em feiras itinerantes e festas. O objetivo do Coletivo é tornar mais visível as obras produzidas em Pelotas e para além dela.
Após o Festim de Maio, o Coletivo abrirá as portas a novos autores pelotenses.
O Festim de Maio tem apoio de:
Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) - Prefeitura Municipal de Pelotas (Secult) - E-cult - E2B Produções - Cia Pelotense de Repertório Teatral - Casa do Vinho - Garibaldi Cooperativa Vinícola - Master Som Luz e Imagem.
Confira a programação do 1º Festim de Maio – #EuLeioPelotas
Quinta-feira (9): Abertura
Local: Bibliotheca Pública Pelotense
Hora: das 19h às 21h30 - Entrada Franca
Evento conduzido pelas atrizes Val Fabres e Francine Mohammed, da Companhia Pelotense de Repertório Teatral, que irão interagir com o público e conversar com os autores do Coletivo, em entrevistas curtas. Leituras de trechos de livros e poemas, pelos participantes do evento, e música ao vivo com canções autorais de Ricardo Ferreira da Silva (violino) e Alex Cruz canta O Circo sem Lona (MPB, ROCK, Etc.).
Sexta-feira (10): Bate-papos e oficinas
Local: Bibliotheca Pública Pelotense
Hora: das 14h às 21h30 - Entrada Franca
Oficinas e palestras literárias
Na mesma tarde, simultaneamente aos bate-papos, serão oferecidas oficinas e palestras literárias. As vagas são limitadas a 10 participantes por oficina. Quem quiser garantir vaga, pode fazer inscrição antecipada pelo e-mail euleiopelotas@gmail.com, especificando a oficina e/ou autor. Se sobrarem vagas, poderão ser preenchidas na hora.
14h: Oficina de Contos Fantásticos, ministrante Ju Lund
15h: Alteridade contida na Cultura Africana, ministrante Olga Pereira
16h: Oficina de Criação de Histórias HQ/Cinema/Animação/Literatura), ministrante Sandro Andrade
17h: A evolução da consciência para viver melhor, ministrante Gilberto Cabana
18h: Processo de Criação Literária, ministrante Joice Lima
19h: Oficina de MOBgrafia – fotografia com mobile phone (celular), a tendência que veio para ficar; ministrante Moizes Vasconcellos
20h: Conversa com o autor sobre criação literária, ministrante Jorge Braga
Sábado (11): Feira ao ar livre
Local: junto ao Mercado das Pulgas (entorno do Mercado Central). Presença dos autores.
Hora: das 10h às 17h
Nos três dias, os livros de autores pelotenses terão desconto de 20%, 25% ou 30% sobre o preço vendido nas livrarias.
Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=31569