Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotas: Homenagens são realizadas durante cerimônia de 25 anos da Embrapa Clima Temperado

*Com informações da Assessoria de Imprensa

 

A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, realizou no dia 6 de julho uma solenidade para o público interno e convidados, com intuito de comemorar os 25 anos de atuação na região.

 

 

 

Durante o ato, homenagens por tempo de serviço foram prestadas a parceiros, bem como assinatura de parcerias e inauguração da galeria dos chefes da Unidade de pesquisas. Ainda, foi lançado o livro Morangueiro, que leva conhecimento sobre a cadeia produtiva, reunindo informações geradas por profissionais da Embrapa, de universidades e de institutos estaduais de pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

 

Também, na oportunidade, depoimentos de empregados que representam uma parte da trajetória da Embrapa, que é vista como um sucesso, foram exibidos em um vídeo.  

 

Segundo chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillon, “Celebramos também, nesse momento, o reconhecimento de toda contribuição que a pesquisa pública agropecuária deu para esse país, transformando a realidade produtiva nacional para um país importador de alimentos, para um país que garante a segurança alimentar de seu povo”.  

 

No momento de fala, Pillon apresentou dados referentes à história da Embrapa Clima Temperado. Um exemplo é que desde 1993, foram mais de 100 cultivares registrados e disponibilizados pela Unidade para os diferentes segmentos de cadeia produtiva. 

 

“Só nos últimos anos, entregamos mais de 700 resultados, dentre os quais, apoiando políticas públicas (11), práticas/processos agroindustriais (7), mais de 100 práticas/processos agropecuários, além de outras contribuições”, ressaltou. 

 

Na cerimônia, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu ênfase na parceria com a Embrapa Clima Temperado, tanto em pesquisas quanto nas formações de profissionais. 

 

“A história das duas instituições [Embrapa e UFPel] se confundem e a universidade certamente não teria chegado onde chegou nas áreas que colabora com a Embrapa se não fosse o trabalho da instituição”, disse o reitor da universidade, Pedro Curi Hallal. 

 

Também estiveram presentes, compondo a mesa diretora, o prefeito de São Lourenço do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Rudinei Härter; o prefeito de Capão do Leão e vice-presidente da Azonasul, Mauro Nolasco; o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, representando a prefeita Paula Mascarenhas; e o presidente da Emater-RS/Ascar, Iberê de Mesquita Orsi. 

 

Selo de 25 anos 

 

Um selo de 25 anos foi criado especialmente para celebração, para uso exclusivo no período comemorativo. A escolha do selo envolveu o público interno através de votação. O selo escolhido foi inspirado nas linhas orgânicas das leiras das lavouras e leva a proposta de conduzir às retas da racionalidade científica, que foi desenvolvido pelo analista Fernando Jackson e pela estagiária Nathália Coelho, da Área de Transferência de Tecnologias. A iniciativa propõe, além de celebrar a data, evidenciar a importância da Unidade de pesquisas dentro do mercado, sendo referência internacional em ciência e tecnologia.

 

Homenagens

 

Na cerimônia, também foram homenageados parceiros que possuem atuação marcante junto à programação da agenda institucional e de pesquisa, sendo as seguintes destinções:

 

Instituição de Ensino: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

 

Extensão Rural: Emater/RS-Ascar; 

 

Poder Público: Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) 

 

Organização Não-Governamental: Associação Regional de Produtores Agroecológicos da Região Sul (Arpa Sul) 

 

Imprensa: Jornais Zero Hora, Diário Popular, Diário da Manhã e Jornal Tradição Regional 

 

Cadeia Produtiva: Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel); e a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Sindilat)

 

Parceria Interna: Associação dos Empregados da Embrapa Clima Temperado, Sinpaf - Seção Sindical Pelotas e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Edmundo Gastal (Fapeg)

 

 

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/rural/index.php?noticia=27546