Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotas é selecionada para programa federal de inclusão

        Na manhã desta quinta-feira (10/11/2016), representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) estiveram reunidos com o prefeito Eduardo Leite e com a vice-prefeita Paula Mascarenhas, levantando informações acerca do perfil de Pelotas e das políticas públicas adotadas no eixo do projeto federal, com objetivo de traçar uma estratégia nacional de Inclusão Social e Produtiva. 

         Pelotas é uma das três cidades brasileiras escolhidas pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para ser diagnosticada para participar das estratégias que prevê parcerias com a iniciativa privada para geração de empregos para beneficiários do Bolsa Família. As outras duas localidades são Petrolina (Pernambuco) e Arapiraca (Alagoas). No desenvolvimento do projeto, mais 114 municípios serão integrados. 

          A técnica de políticas sociais do Ministério, Jemima Rosa, e o analista Rogério Campos questionaram o prefeito e a vice sobre o perfil de Pelotas e as políticas de inclusão. “Temos vários desafios”, respondeu Eduardo, acrescentando que o Município, com mais de 200 anos, teve períodos de uma economia em alta, e perdeu a dinâmica com o passar do tempo. “Há dificuldades de geração de empregos em toda a metade sul do Estado. O comércio, os serviços e o Poder Público fazem o dinheiro girar, mas sem acréscimos significativos de novas riquezas. É preciso apoio para criação de um novo ciclo econômico.”

          A vice-prefeita Paula lembrou a criação do programa Capacitar Pelotas, voltado à qualificação, através de cursos técnicos, de pessoas em condições de vulnerabilidade social. “Mesmo preparando essas pessoas para o mercado de trabalho, como frentista, mecânico, manicure ou doceira, é preciso que exista quem receba os serviços na outra ponta”, ponderou.

                “É necessário tentar resgatar a confiança para atrair investimentos. Como políticas intersetoriais, inauguramos o Parque Tecnológico, visando ao estímulo da produção e ao empreendedorismo. Investimos na criação de 2.400 novas vagas na educação infantil e em uniformes para alunos da rede e a ampliação dos programas Estratégia de Saúde da Família e Primeira Infância Melhor (PIM) tornaram-se formas de levar a presença do Poder Público, em serviços, à população de baixa renda”, relatou o prefeito.      

          Relacionamento

          Questionado sobre o relacionamento do Município com os governos estadual e federal, o prefeito respondeu que “é preciso achar um caminho para os municípios manejarem suas políticas públicas com mais autonomia, definindo suas próprias prioridades”. 

Fonte: Prefeitura de Pelotas