Diante da imagem de São Pedro, protetor dos pescadores, colocada ao lado do palco, mais ..." /> Diante da imagem de São Pedro, protetor dos pescadores, colocada ao lado do palco, mais ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotas: Colônia Z3 recebe mais na Festa do Peixe de 2 mil pessoas e do Camarão

Diante da imagem de São Pedro, protetor dos pescadores, colocada ao lado do palco, mais de duas mil pessoas prestigiaram a 4ª Festa do Peixe e do Camarão, pela manhã e à tarde, no último domingo (1º), na avenida Raphael Brusque, na Colônia Z3. Fartura de pratos e porções elaboradas à base de frutos do mar foram apreciadas pelos próprios moradores, visitantes e autoridades. Música, a corte da Festa e apresentações abrilhantaram o evento. 

 

 “Os pescadores são guerreiros. Enfrentam as dificuldades para pôr na mesa de suas famílias e da população um alimento saudável e de qualidade”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

 

 

 

A quarta edição, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Sindicato dos Pescadores e Associação dos Pescadores Feirantes, teve o objetivo de comemorar a boa safra deste ano, além de promover educação, cultura e gastronomia. A comunidade pesqueira teve a oportunidade de oferecer ao público uma diversidade de pratos feitos à base de pescado.

 

Camarão à baiana, tainha assada, pastéis, bolinhos de peixe, moqueca e tantas outras iguarias da culinária dos pescadores só receberam elogios. Os tradicionais sabores dos pratos com pescado, para o público, pareciam melhores do que nunca neste dia de festa.

 

O presidente do Sindicato dos Pescadores, Nilmar Conceição, que esteve à frente da organização do evento, manifestou a satisfação da comunidade da Z3 pelo sucesso do evento e pela boa safra de tainha e camarão. 

 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, comentou que há quatro anos não havia safras e as famílias da Z3 enfrentavam frustrações e dificuldades. O titular da pasta afirmou que a Secretaria está atenta ao atendimento das demandas desta comunidade. Durante todo o ano, mantém 20 bancas de pescado em atividade e, na época da Páscoa, este número dobra.

 

 “A Vigilância Sanitária acompanha, orienta e auxilia a garantir produtos de qualidade ao consumidor. É uma alegria presenciar esta festa. O momento é de comemoração”, enfatizou Seidel.

 

Mais de 1.500 tainhas foram assadas para suprir a demanda. Nove famílias de pescadores feirantes ocuparam-se na feitura dos pratos para o almoço, assegurando uniformidade de sabor e de qualidade.

 

O vice-prefeito Idemar Barz comentou que, com a festa consolidada, devem aumentar os esforços para tornar o evento ainda mais representativo, a fim de difundir e popularizar a atividade da pesca artesanal e movimentar a economia da Z3 cada vez mais. 

 

A prefeita cumprimentou moradores e registrou a presença de conhecidos, entre eles os deputados estaduais Miriam Marroni e Zé Nunes, do PT, o ex-prefeito Fernando Marroni, o ex-vereador Beto da Z3, e os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB), Fernanda Miranda (PSol), Marcus Cunha (PDT), Toninho Peres (PSB) e Éder Blank (PDT). Salientou a importância do Poder Executivo receber apoio parlamentar e de lideranças para promover o desenvolvimento.

 

Em nome da Câmara de Vereadores, Trzeciak comentou que a Festa do Peixe e do Camarão serviu para mostrar o empreendedorismo dos pescadores, que trabalham numa atividade que traz benefícios a toda a população.

 

A deputada Miriam disse que a Assembleia Legislativa tem em pauta um projeto que aumenta de três para cinco milhas a proibição de atividades de grandes embarcações. Para ela, a nova regra poderá garantir safras, mudando cenários de incertezas para os municípios gaúchos que têm colônias de pescadores.

 

Durante a Festa, os pescadores Adolar, Claudionor, Lourenço, Dirceu e Laci Nair foram homenageados por terem se destacado na atividade pesqueira. Cristiano de Paula, filho de pescador de Rio Grande, doutor em pesca artesanal, também recebeu homenagem e agradeceu em nome dos agraciados.  

 

 “Acredito, com esperança, num futuro promissor. Todos juntos, irmanados, tendo em comum o amor à terra e ao trabalho, somos capazes de construir um amanhã melhor”, frisou a prefeita.

 

Estiveram na 4ª Festa do Peixe os secretários de Obras e Pavimentação, Ubiratan Anselmo, e de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, e o administrador distrital da Colônia Z3, Luiz Fagundes.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/rural/index.php?noticia=27424