A 18ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve início com a instala&cc..." /> A 18ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve início com a instala&cc..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotas- Instalação de Comitê Gestor marca a abertura da 18 Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A 18ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve início com a instalação do Comitê Gestor da Pessoa com Deficiência, ato que ocorreu na segunda-feira (21) no Salão Nobre da Prefeitura.

 

“O Comitê vai ter um papel importante, o de interlocução imediata, próxima e constante com todas as pessoas com deficiência e também aquelas que se interessam pela causa”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

 

 

 

A chefe do Executivo também falou sobre os avanços em Pelotas, como a licitação do transporte coletivo com 100% da frota adaptada, e o projeto de acessibilidade que será desenvolvido com repasses do PAC e implantado com recursos do próprio município. “Queremos seguir avançando para que Pelotas se transforme cada vez mais em uma cidade acessível e de todos” concluiu.

 

O presidente do Conselho Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência em Pelotas, Luiz Fernando Borges, fez questão de responder o tema da semana, que é “Direitos da pessoa com deficiência: avançamos?”. "Sim", afirmou ele, e destacou como conquistas a acessibilidade no transporte público, a requalificação de avenidas e a reabilitação para que as pessoas retornem ao mercado de trabalho.

 

O Comitê, formado por 26 pessoas, sendo 13 titulares e 13 suplentes, é vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS), e tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos e entidades envolvidos na implementação de ações relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência.

 

Segundo o Sine, atualmente 31 pessoas com deficiência ocupam postos de trabalho em Pelotas. No Estado, são 220.

 

Participaram do ato o secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Henrique Viana (PSDB), e os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB) e Salvador Ribeiro (PMDB).

 

O Comitê

 

Compõem o Comitê como titulares Cléo Barbosa Cardoso (STT), Laci Bertinet (SHRF), Adriana Fiala (SGCMH), Carmen Lenzi (Smed), Vicente Amaral (SSUI), Liciane Almeida (Secult), Liliane da Cruz Caldas (Sdet), Caroline Santana Ulrich (SMS), Giancarlo Madruga Benites (SQA), Ricardo Silveira (SDR), Brandina Oliveira Buttow (SAS), Bruna Jaeckel (SOP) e Mariza Rezende (Conselho da Pessoa com Deficiência).

 

Os suplentes são Attila Amaro da Silveira (STT), Vanderlita Aguirre (SHRF), Inês Quintanilha (SGCMH), Jussara dos Santos Cruz (Smed), Jone de Souza Soares (SSUI), Marta da Rosa e Silva (Secult), Darci de Ávila Ferreira (Sdet), Mara Serpa Rodrigues (SMS), Suane Carvalho Cardoso (SQA), Manoel Jacottet (SDR), Juliana Pedra Rodrigues (SAS), Claudete Terezinha de Oliveira (SMOP), e Sidinei Matias Fagundes (Conselho da Pessoa com Deficiência).

 

Programação da Semana

 

A programação da Semana prossegue nesta terça-feira (22), às 14h, na Escola Especial Alfredo Dub com um aulão de libras (língua brasileira de sinais).

 

Na quarta (23), o presidente do Conselho, Fernando Borges, participa do programa de rádio 13 Horas para falar sobre o tema.

 

Na quinta (24), às 13h30, na Escola Especial Louis Braille e no Ginásio Municipal de Canguçu, acontecerão as olimpíadas regionais das Apaes, com a participação de Apaes da região e do Cerenepe.

 

Na sexta (25), às 13h, no auditório da Casa dos Conselhos, ocorrerá o seminário: “Mercado de trabalho, reabilitação profissional, e acessibilidade no transporte público”.

 

No sábado (26), às 12h30, a TV Comunitária transmitirá um programa especial sobre a Semana. No domingo (27), às 19h, na Igreja da Luz, terá missa de ação de graças pelo evento.

 

Na segunda-feira (28), na SAS, acontecerá a apresentação dos projetos em andamento sobre a acessibilidade.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.