A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou ontem a descentralização do Cadastro &Uac..." /> A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou ontem a descentralização do Cadastro &Uac..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Paula inaugura descentralização do Cadastro Único

A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou ontem a descentralização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A partir de agora as 5895 famílias moradoras da região das Três Vendas poderão fazer a inclusão e atualização do cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Três Vendas, e não precisarão se deslocar até o centro da cidade. Até então o Cras fazia o agendamento para que o usuário se dirigisse até a Secretaria Assistência Social (SAS).

Esse é o terceiro Cras a oferecer o serviço. Os primeiros foram o Fragata e Areal. O próximo será o São Gonçalo. A prefeita falou sobre o esforço para aproximar os serviços das comunidades, que são pequenas conquistas, sem muita visibilidade, mas que muda vidas, juntamente com as grandes obras que são inauguradas. Ela elogiou a equipe do Cras e a estrutura oferecida à comunidade, “uma das mais bonitas e qualificadas”.

“Faz toda a diferença trabalhar e ser atendido em um lugar como esse, atendimento qualificado, carinhoso, gentil e humanizado”, avalia Paula.

O Cadastro Único é o sistema que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda agrupadas em um só lugar, de forma que é possível mapear e acompanhar o acesso das famílias às políticas públicas.

Cras Três Vendas

O Cras Três Vendas oferece orientação sobre direitos e encaminhamentos a benefícios, psicóloga, assistente social, e o grupo de mulheres Mãos Dadas que, de acordo com a coordenadora Josiane Küter Leque, oferece oficinas como forma de troca de conhecimento e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O Centro faz cerca de 30 atendimentos por dia. Além da sede, existem outros dois Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ligados a ele, na região – um no Pestano e um na rua Santa Clara – que atendem crianças e adolescentes, com idades entre seis e 15 anos.

 

Primeiros cadastros

Os primeiros cadastros feitos no local foram da aposentada Maria Julia Santos Colvara, de 71 anos, moradora do Lindóia; e do trabalhador autônomo, Pedro Leal Borges, de 65, do Getúlio Vargas. Maria Julia pretende usar o cadastro para pedir a tarifa social da luz, já que recebe um salário mínimo e tem muitas responsabilidades financeiras, o benefício seria um importante auxílio. Borges diz que a proximidade do Cras da sua casa facilita o acesso: “aqui a gente vem e volta em seguidinha, de bicicleta”, resume.

O Cras Três Vendas fica na avenida Fernando Osório, 4065. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 53.3281-1292.       Participaram da cerimônia representantes da comunidade, o titular da SAS, Luiz Eduardo Longaray e sua equipe; a vereadora Zilda Bürkle (PSB); e o diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Edevar Machado Júnior.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/paula-inaugura-descentralizacao-do-cadastro-unico/