O evento aconteceu na noite de segunda-feira (6), no Campus II da Universidade Federal de ..." /> O evento aconteceu na noite de segunda-feira (6), no Campus II da Universidade Federal de ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Palestra sobre fake news lota auditório do Campus II da UFPel

O evento aconteceu na noite de segunda-feira (6), no Campus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e  reuniu mais de 150 pessoas para ouvir o tema ‘Como identificar e combater fake news’, com palestra da jornalista e professora Taís Seibt. Além da palestra, Taís ministrou uma oficina na terça-feira (7) no curso de Jornalismo da UFPel para trabalho de imersão que acontece hoje na Associação de Moradores da Cohab Tablada.  

 

Segundo Taís, as questões que poluem o debate público hoje em dia vão além do fato ou fake. “As pessoas não compartilham informações falsas porque são falsas, elas compartilham porque veem confirmadas suas crenças, convicções. É preciso entender melhor esse ambiente que relativiza os fatos e evidencia as emoções.” Para ela, ainda que houvesse um consenso mínimo sobre o que é fake news, este seria insuficiente para traduzir o fenômeno contemporâneo da desinformação. “As pessoas acreditam no que querem acreditar. Há outras coisas envolvidas nesse processo.”

 

 

 

O professor de Jornalismo da UFPel, Carlos Dominguez, o Cadré, considera a vinda da palestrante Taís à cidade muito importante. “Hoje, o jornalista, além de se preocupar em oferecer uma informação de qualidade, precisa lidar com as notícias mentirosas que têm um poder de inserção maior, devido ao apelo que geralmente carregam. Os futuros profissionais precisam estar atentos e nada melhor do que eventos como este para isso.” De acordo com Daniel Cuca, sócio-diretor da Incomum, atividades como essa valorizam a verdade e a prática de um jornalismo qualificado.  

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/educacao/index.php?noticia=31559