O número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) que estão matriculado..." /> O número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) que estão matriculado..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Número de alunos com autismo em escolas comuns cresce 37 por cento em um ano

O número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) que estão matriculados em classes comuns no Brasil aumentou 37,27% em um ano. Em 2017, 77.102 crianças e adolescentes com autismo estudavam na mesma sala que pessoas sem deficiência. Esse índice subiu para 105.842 alunos em 2018. Nesta terça-feira, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

 

Os dados foram extraídos do Censo Escolar, divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São considerados tanto os estudantes de escolas públicas quanto de particulares.Esse aumento no número de matrículas acompanha uma exigência legal: pelos princípios constitucionais, nenhuma escola pode recusar a entrada de um aluno por causa de uma deficiência – nem mesmo as da rede privada.

 

Há, inclusive, uma política nacional específica para pessoas com TEA, sancionada em dezembro de 2012. Pela Lei Berenice Piana, como é conhecida, é direito da pessoa com autismo o acesso à educação e ao ensino profissionalizante.

 

Conforme mostram os dados do Censo, o aumento das matrículas indica que as escolas deram um passo em direção à inclusão. No entanto, permanece um desafio: ir além da mera presença em sala de aula. É necessário assegurar que os alunos com autismo estejam aprendendo.

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/15922/Numero-de-alunos-com-autismo-em-escolas-comuns-cresce-37-em-um-ano