Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Núcleo do Imigrante Senegalês completa seis meses

          Criado em agosto de 2016, o Núcleo de Referência ao Imigrante, implantado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), vem desempenhando um trabalho para a socialização dos imigrantes senegaleses que residem na cidade.

          Dentre os serviços prestados pela prefeitura aos cinqüenta inscritos no núcleo estão o encaminhamento para a realização de carteira de trabalho pelo Sine, confecção de currículos, cartão do SUS pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possibilidade de refeições no Restaurante Popular, incentivo à cultura africana e ao artesanato oriundo de seu país de origem. Além disso, foi criada a Associação de Imigrantes Africanos para dar apoio e autonomia aos senegaleses. 

          Um dos principais objetivos do trabalho da Secretaria de Assistência Social (SAS), liderada pelo secretário Luiz Eduardo Longaray, é a inserção dos senegaleses no mercado de trabalho formal, saindo da comercialização informal no centro de Pelotas.

          De acordo com Luana Quadros de Souza, que está à frente da gerência do Núcleo de Referência do Imigrante Senegalês, os planos para este ano são incentivar a Associação para que os senegaleses criem projetos dentro de sua cultura como o artesanato de Senegal, aproximando-se das raízes de seu país, e assim gerando renda.

          A prefeitura conta com a parceria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para oferecer aulas de língua portuguesa aos imigrantes. De acordo com a assessora da Direção Geral do IFSul Campus Pelotas, Ligia Maciel Gonçalves, cerca de 15 alunos estão matriculados, com retorno das aulas no mês de março.

Fonte: Prefeitura de Pelotas