O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), adotou uma nova política e mantém rigorosa fiscalização nas agroindústrias de produtos de origem animal. O objetivo é evitar doenças em quem consome alimento contaminado. A cada 60 dias, a inspeção realiza análise microbiológica de salmonela e coliformes na produção agroindustrial local.
O engenheiro-agrícola da SDR, Telmo Lena, explica que se a análise micro-biológica acusar resultado positivo para a presença de micro-organismos, a agroindústria é fechada para ações corretivas. Os proprietários realizam higienização da unidade e controle da matéria-prima, principalmente da que é utilizada para fabricação de embutidos.
A próxima produção a ser colocada no mercado passa por nova análise. Se o resultado for satisfatório, os produtos podem ser comercializados. Caso contrário, a agroindústria permanecerá fechada, até a adequação. O objetivo é resguardar o consumidor.
Esta política, considerada nova, é adotada há um ano. Este período foi o suficiente para a agroindústria familiar de Pelotas entender que era preciso higienizar a unidade e cuidar da qualidade da produção – exigências para o negócio se manter em funcionamento.
Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/rural/index.php?noticia=29583