NOVIDADE ENCONTRA RESISTÊNCIA

NOVIDADE ENCONTRA RESISTÊNCIA

Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
NOVA ESCOLA DE SAMBA ESTÁ SURGINDO EM PELOTAS

NOVIDADE ENCONTRA RESISTÊNCIA

O trecho da tradicionalíssima música de Dorival Caymmi já avisava: “Quem não gosta do samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé…”.

Com todas as dificuldades que o Carnaval de Pelotas vem enfrentando, há pelo menos cinco anos, um grupo de aficionados está tentando criar uma nova escola de samba para a cidade.

Trata-se do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Baixada, uma evolução da Banda Xavabanda. O grupo salienta que não é dissidente da Xava e sim, a continuação de um trabalho que valoriza as tradições carnavalescas e cultua com vigor a grande festa popular do Brasil.

Oficialmente, a Império da Baixada começará a existir no próximo dia 08 de julho, em uma grande festa. Mas os dirigentes já estão organizados. “A Império da Baixada está com toda a documentação exigida pela Assecap, já temos carnavalesco, compositores, diretoria eleita, enfim, estamos prontos e organizados”, comemora o presidente Fagner Feijó, que já foi presidente da Xavabanda.

A Assecap a que se refere Feijó é a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas, que reúne as entidades que participam do Carnaval de rua da cidade. O evento está em decadência, há anos não é realizado concurso para o Grupo Especial. O poder público reduziu a verba investida e algumas entidades sequer desfilaram no último Carnaval.

É justamente na contramão desse pessimismo, dessa tendência de apequenamento e – quem sabe – extinção do modelo atual do Carnaval pelotense, que surge a nova escola de samba. “Viemos para competir, para qualificar, para apresentar um Carnaval maiúsculo, conforme deve ser”, destaca o presidente Fagner Feijó.

Segundo a direção da Império da Baixada, extraoficialmente já teria sido informado que o desfile da nova escola, se autorizado, seria apenas de demonstração, sem competir com as demais entidades que compõe o Grupo Especial. E a Império precisaria fazer isso por dois anos seguidos. “Não tem como motivar, como explicar isso para nossa comunidade, já que o regulamento está sendo descumprido ano após ano e justamente nós que queremos contribuir para a festa, seremos penalizados”, observa Feijó. “Abrimos mão de qualquer incentivo público, pelos dois anos exigidos, faremos tudo com nosso dinheiro, mas não abrimos mão de disputar o título”, completa.

 

Alheios aos obstáculos burocráticos e sem nexo, os ensaios da Império da Baixada já começaram e são realizados na quadra da Xavabanda, que não deixará de existir. “Pelo contrário, a Xava cada vez mais nos enche de orgulho, pela folia, animação e espetáculo que apresenta”, destaca Feijó. E a Império vem aí para continuar com essa tradição.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/nova-escola-de-samba-esta-surgindo-em-pelotas/