Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Moradores do Fragata agora podem fazer o CadÚnico no bairro

    As famílias com renda de até três salários mínimos que podem acessar os benefícios de políticas assistenciais do governo federal agora não precisam mais se deslocar até a sede da Secretaria de Assistência social (SAS), no Centro, para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Elas podem fazer o cadastro ou atualizá-lo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fragata. A solenidade de lançamento da Descentralização do CadÚnico ocorreu na tarde desta quinta-feira (4), na sede do CRAS Fragata.

    “A gente precisa descentralizar as políticas públicas em Pelotas e em todo o Brasil. Ao implantar o CadÚnico nos bairros, a gente amplia o acesso da população, que não vai precisar gastar com transporte para poder acessar os benefícios. É mais inclusão e mais acesso, que ajudam no desenvolvimento da cidade. E isso é só o início”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

    Além da proximidade com o cidadão, o CadÚnico nos bairros deve melhorar o mapeamento das famílias em vulnerabilidade social e agilizar o atendimento já que, ao ser distribuído em diversos lugares, vai acabar com longas filas. “Outro ponto positivo é que, sem longas filas, podemos fazer um acolhimento diferenciado, com mais tranquilidade, integrando a assistente social e a psicóloga, que podem detectar outras necessidades das famílias”, explicou a cadastradora do CRAS Fragata, Gisela Teixeira. 

    As famílias cadastradas no CadÚnico podem acessar vários benefícios sociais, como o Bolsa Família; tarifas sociais de água e de luz; obter isenção da taxa de inscrição de concursos públicos; CNH Social (primeira habilitação para o transporte); acesso a empreendimentos habitacionais sociais (Minha Casa Minha Vida, etc.); cursos do Pronatec; Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos; Identidade Jovem (estudantes podem viajar gratuitamente para fora de Pelotas). 

    O CRAS Fragata entrou em funcionamento em 2010 e atualmente está na avenida Duque de Caxias, 734. O CadÚnico pode ser feito, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos próximos meses, a SAS deve implantar o CadÚnico nos CRAS São Gonçalo, Três Vendas e Areal. Os usuários do CRAS Centro devem fazer ou atualizar o cadastro na sede da SAS.    

    Em Pelotas, o CadÚnico conta com 21.670 famílias cadastradas, sendo 4.949 do Fragata, e 6.872 famílias pelotenses recebem o Bolsa Família. O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, disse que a Secretaria busca concluir os cerca de 7 mil cadastros pendentes de atualização ainda em 2017. “Nossa meta é chegar às 28 mil famílias cadastradas até o final do ano. Com isso ganham todos: as famílias podem acessar vários benefícios, como o Bolsa Família, que dá um suporte finaceiro, e também ganha a cidade, porque elas vão gastar os recursos no comércio local, e também ganha a Secretaria, que poderá receber mais recursos federais e aplicá-los em serviços voltados à população”, ponderou Longaray.

    Participaram da solenidade o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal; os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB), Daiane Dias (PSB), Enéias Clarindo (PSDB) e Paulo Andrade, representando o vereador Salvador Ribeiro (PMDB); o diretor do Colégio Tiradentes, major Scherdien; Jumara Moreira, representando o Conselho de Assistência Social; o presidente da Upacaf, Valdir Duarte; a coordenadora do CRAS Fragata, Carina Schroder e equipes dos CRASs.

Fonte: Prefeitura de Pelotas