Mais de 270 hospitais do Rio Grande do Sul funcionam sem alvará. No total, conforme o Co..." /> Mais de 270 hospitais do Rio Grande do Sul funcionam sem alvará. No total, conforme o Co..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Mais de 270 hospitais do Rio Grande do Sul funcionam sem alvará

Mais de 270 hospitais do Rio Grande do Sul funcionam sem alvará. No total, conforme o Corpo de Bombeiros, 112 possuem o documento. Na Capital, apenas três dos 29 hospitais de Porto Alegre possuem Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (APPCI) em dia, conforme o chefe da Divisão de 

 

Prevenção Contra Incêndios do 1° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) de Porto Alegre, major Ederson Lunardi. São eles: Hospital Moinhos de Vento, Hospital Ernesto Dornelles e Policlínica Militar. Os demais ainda estão em tramitação no Corpo de Bombeiros (CBMRS).

 

O APPCI é a certificação emitida pelos bombeiros CBMRS de que a edificação está de acordo com a legislação vigente, conforme o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). A discussão sobre o tema veio à tona após incêndio ocorrido no Hospital Fêmina na tarde de sábado. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), responsável pela administração da instituição de saúde, admitiu que o Fêmina não possuía PPCI, informação também confirmada pelo CBMRS. A tramitação do documento na corporação está parada há mais de uma década, quando o hospital foi multado.

 

Sobre a possibilidade de interdição dos locais sem PPCI, Lunardi ressaltou que somente instalações com iminente risco de vida são lacradas. “Se o prédio está lá há 50 anos e não pegou fogo ainda. Quem interdita por questões de funcionamento é a prefeitura, no caso de irregularidades com o alvará de funcionamento da edificação. Atualmente a prefeitura só libera o funcionamento de um estabelecimento com o PPCI, mas ainda temos dificuldades com edificações existentes”, pontuou.

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/15703/Mais-de-270-hospitais-do-Rio-Grande-do-Sul-funcionam-sem-alvara